Ação conjunta promovida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), com o “Projeto Cidadão”, pela Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), com o programa “Defensoria na Comunidade” e pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), com o “MP na Comunidade” e ainda com a parceria de mais de 40 instituições públicas realizou 4.302 atendimentos na Escola Lourival Pinho, no Bairro Triângulo, no último dia 17 de maio.
A população daquela regional recebeu os serviços de emissão de documentação, atendimentos médicos, jurídicos e momentos de lazer, conscientização, além do Casamento Coletivo. Esses dados foram divulgados em reunião de prestação de contas e avaliação para aprimoramento, nesta terça-feira, 28, no Palácio da Justiça.
“Jamais poderíamos alcançar tanto se não fora a coesão de todos os partícipes, o elo do amor e de se importar verdadeiramente com o outro, motivo do reconhecimento e gratidão aos poderes, e instituições públicas e privadas, representados, que cuidam e se importam com o cidadão, revelando a importância fundamental da ação conjunta de cidadania.”, agradeceu a desembargadora-coordenadora do Projeto Cidadão do TJAC, Eva Evangelista.
Relatório de atendimentos – Ao todo foram expedidos 1.031 documentos, entre 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, certidões de nascimento e casamento, cartão do idoso, bolsa família e cadastro único. Já os serviços jurídicos totalizaram 193 atendimentos, prestados pelo TJ/AC, DPE/AC, MP/AC, Justiça Federal, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública da União, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho.
Foram feitos 1.116 atendimentos médicos desde verificação de pressão, vacinação, testes rápidos até consultas oftalmológica, odontológicas, clínicos gerais, pediatra até fisioterapia e massoterapia, que foram ofertados por diversos parceiros do Estado e Município, assim como, pela Gerência de Qualidade de Vida (Gevid-Dipes) do TJAC.
Por fim, mais 1.863 serviços, divididos em: fotocopias para documentos, fotografias para documentos, palestras, panfletagem, corte de cabelo e esmaltagem, jogos e entretenimentos.
Parcerias – O defensor público do Estado do Acre, Celso Araújo, também agradeceu o apoio de todos os parceiros. “Sem o apoio de vocês isso não teria acontecido. O que fazemos é ajudar o próximo, esse contato com a população nos sensibiliza aos problemas da comunidade e nos possibilita uma convivência maior”, comentou.