X

Marchetaria do Acre é destaque na São Paulo Fashion Week

O Sebrae no Acre é um grande parceiro do artesanato acreano há mais de 10 anos, sempre fomentando a venda e circulação das peças por meio de feiras e rodadas de negócios.

Entre as criações incentivadas pelo Sebrae está a marchetaria, a arte que consiste na ornamentação de superfícies em madeira. Ela é conhecida principalmente no segmento de acessórios de luxo. No último dia do São Paulo Fashion Week (SPFW), 27 de abril, a marchetaria do Acre foi um dos destaques nos desfiles por meio de uma coleção criada pela estilista Flávia Aranha.

Flávia é considerada uma das estilistas mais atuantes no segmento da sustentabilidade e trouxe quase uma década de trabalho em seu desfile, com o resgate da cultura têxtil nacional, texturas e pigmentação natural e o uso do pau-brasil para tingimento de tecidos, traduzindo em suas peças as peculiaridades da confecção nacional.

As peças utilizadas são de autoria do artesão acreano Maqueson Pereira, de Cruzeiro do Sul, um dos pioneiros nesse tipo de produção. O analista do Sebrae no Acre e coordenador do projeto de artesanato, afirma  que as criações de Maqueson tiveram grande notoriedade no evento: “As clutchs em madeira deram um brilho especial para o desfile, com cores e elegância que fizeram dessa edição do SPFW uma das mais aclamados pela crítica especializada”.

As clutchs são carteiras de mão feitas com madeira e uma das peças mais conhecidas do artesão que também fabrica blocos de anotação, caixas de organização, imãs, estojos, entre outros.

São paulo Fashion Week – FOTO ASSESSORIA SEBRAE AC
A Gazeta do Acre: