Mais de 8,5 mil eleitores faltosos tiveram os títulos cancelados no Acre, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), divulgados na sexta-feira, 10. Os eleitores com pendências tinham até segunda (6) para regularizar a situação junto ao tribunal.
Conforme os dados, dos 9.415 eleitores faltosos, somente 879 regularizaram a situação, um percentual de apenas 9,3%. São considerados faltosos aqueles que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições (regulares ou suplementares), sendo cada turno de um pleito considerado uma eleição.
O TRE havia divulgado no último dia seis de maio que 9.338 eleitores estavam em situação passível de cancelamento do título, mas o número foi atualizado pelo banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e passou para 9.415.
Em todo país, do total de 2,6 milhões de eleitores que não votaram e não justificaram por três eleições consecutivas, somente 121.074 regularizaram o documento.
Confira o que fazer se teve o título cancelado:
Comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação, um comprovante de residência e preencher a formalização do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE).
Pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Cada turno é considerado uma eleição.
Aguardar até o reinício das atualizações de cadastro do banco de dados da Justiça Eleitoral. Só a partir desta data é que a situação estará regularizada.