A menos de uma semana para o Dia das Mães, comemorado neste domingo, 12, a movimentação no comércio da capital acreana já é percebida pelos lojistas. A data comemorativa é considerada a segunda mais importante para o comércio e só perde para o Natal em volume de negócios.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio deve registrar um aumento real de 3,8% no volume de vendas, se comparado a 2018. A movimentação financeira no Brasil deve ser de R$ 9,7 milhões.
A empresária Delly Costa, de 25 anos, acredita que as vendas devem aumentar nos próximos dias com a aproximação da data comemorativa.
“O ano, para nós comerciantes, começa agora. A expectativa é que dê uma esquentada nesse Dia das Mães. Acredito que já estamos entrando em dias melhores e que esse ano será melhor que ano passado.”
Costa destaca que a procura por presentes já começou, mas as compras devem ser efetivadas dias antes do Dia das Mães. “A procura começou esta semana, mas os clientes sempre deixam pra última hora”.
Os consumidores também estão animados para homenagear e presentear as mamães em Rio Branco. O estudante Paulo Henrique conta que já escolheu o presente da sua mãe, mas ainda não comprou.
“Na verdade, foi ela que escolheu um par de sapatos, escolheu a cor e o modelo. Já fui à loja e vi o preço, mas só vou comprar no sábado ou no domingo mesmo”, relata o jovem.
Acisa espera aumento nas vendas
Uma pesquisa da Associação Comercial do Acre (Acisa) aponta crescimento nas vendas do Dia das Mães. Foram ouvidos 86 empresários no período de 31 de abril a 3 de maio.
O levantamento feito mostra que 80% dos empresários vai realizar algum tipo de promoção, como estratégia para fomentar a data especial. Apenas 20% disse que não vai preparar nada. Contudo, 80% deles acredita que o comércio este ano apresentará melhoras.
Sobre as formas de pagamentos, os empresários acreditam que mais de 50% das pessoas vão utilizar o cartão de crédito (53,3%) para compra dos presentes, 20% dos consumidores vai utilizar o crediário como opção, e 26,7% vão apostar nas compras à vista.
Das empresas participantes, 74% vão utilizar as redes sociais para divulgar promoções para a data comemorativa, e o restante, 26%, aposta nas emissoras de televisão como ferramenta para um bom desempenho nas vendas desta data.