É falsa a notícia de que a empresa responsável pelo sinal eletrônico das tornozeleiras do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) cortou o fornecimento do sinal.
Um site de notícias local divulgou que o promotor de Justiça do Ministério Público do Acre, Teles Tranin, afirmou que a empresa Spacecomm Monitoramento cancelou o sinal eletrônico por falta de pagamento.
Ao Jornal A GAZETA, o diretor-presidente do Iapen/AC, Lucas Gomes informou que há, de fato, dívidas com relação à empresa fornecedora.
Porém, na última segunda-feira, 29, durante audiência de conciliação ficou definido que o instituto tem 30 dias para analisar a proposta da empresa e apresentar cronograma de pagamento. É o que conta o gestor.
“A empresa fez uma proposta de pagamento e o Estado tem até o dia 30 de maio para analisar, acatar a proposta ou apresentar uma contra proposta. Também ficou consignado em ata que o serviço seria mantido”, disse.
Segundo a proposta da empresa, a dívida que soma mais de R$ 2,1 milhões pode ser parcelada em quatro vezes, com vencimento para o dia 20 de cada mês. A dívida é referente aos anos de 2014, 2017 e 2018.
Ainda de acordo com Gomes, o Iapen deve receber novos equipamentos, incluindo tornozeleiras até esta sexta-feira, 3.
“Teve realmente um momento que faltou equipamentos, mas nesta semana nenhum preso saiu sem monitoração”, garantiu.