Cansados de esperar uma posição do governo, os 28 servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), lotados atualmente no Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), buscam o retorno para atuar junto ao Iapen. Na manhã de ontem, 28, eles foram até à Assembleia Legislativa do Acre pedir a mudança. Eram 220 funcionários nessa situação, agora só restam 28 servidores que aguardam o remanejamento.
Nesse sentido, o presidente da Associação dos Agentes Penitenciários do Acre (Asspen), Éden Alvez Azevedo, destacou que o governo aguardava que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) alcançasse níveis aceitáveis para o remanejamento. Entretanto, isso aconteceu, mas os servidores permanecem atuando no ISE.
“Então, já tem um decreto de 2018 que era para eles terem retornado ao Iapen assim que o limite prudencial abaixasse. Acontece que o limite já abaixou e eles estão reivindicando a volta para o Iapen. A gente sentou com o deputado Tchê, Roberto Duarte e o Sargento Cadmiel. Os dois últimos são favoráveis ao retorno. O Tchê pediu um prazo para que ele conversasse com o governo para resolver essa situação”, explicou Azevedo.