Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta segunda-feira, 6, a Sessão de Lançamento da 2ª Edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA). O programa foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do deputado Daniel Zen (PT) com o objetivo de fazer com que os jovens vivenciem o processo político democrático acreano.
O evento contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Regina Longuini; da Diretora de Ensino Estadual da SEE, Denise Santos; da presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas Zannini, de gestores e estudantes da rede pública de ensino.
Ao fazer a abertura da solenidade, o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP) falou sobre a satisfação em contribuir com o projeto e desejou boa sorte aos alunos que irão participar da experiência.
O deputado Daniel Zen, autor do Projeto de Resolução que criou o programa, disse que se inspirou em programas parecidos que são executados na Câmara Federal e no Senado. Ele agradeceu ainda, ao presidente Nicolau Júnior, pelo apoio para a realização da 2ª edição do JPA.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Regina Longuini frisou que o projeto tem proporcionado conhecimentos significativos aos estudantes. “Sou grata a Deus por estar aqui no dia de hoje no lançamento da 2ª edição desse programa que foi verdadeiramente abraçado pelos nossos estudantes. Meu coração está cheio de contentamento. Sei que aos poucos vamos melhorar o cenário do nosso país, em breve teremos muita paz e prosperidade, porque os nossos alunos creem nisso, eles almejam isso. Agradeço, ainda, o apoio incondicional da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Educação para a execução desse belíssimo projeto nas escolas”, enfatizou.
A presidente do Conselho Estadual de Educação, Iris Célia Cabanellas, frisou que o Programa Jovem Parlamentar 2ª Edição tem um sentido maior neste ano de 2019, no âmbito escolar.
O deputado Roberto Duarte (MDB) parabenizou a iniciativa da mesa diretora da Aleac para a execução do projeto. “Não poderia deixar de parabenizar o presidente Nicolau Júnior, bem como a desembargadora Regina Longuini e o secretário de Educação, pela execução desse programa tão importante. Os nossos jovens são a nova geração da política e participar desse processo ainda no ambiente acadêmico é uma oportunidade muito enriquecedora”, disse.
Como funcionará o processo de eleição do JPA
A Secretaria de Educação fará a divulgação do Programa nas Escolas Públicas de Nível Médio em Rio Branco e no próximo dia 13 lançará o edital. O processo de eleição acontecerá em 24 escolas e o TRE instalará urnas eletrônicas em cada uma delas. Os Fiscais da eleição serão os servidores da Escola do Legislativo e da Secretaria de Educação.
Depois de eleitos, os 24 jovens parlamentares serão diplomados e empossados na Aleac pelo próprio TRE, numa sessão à parte, prevista para início de agosto, e terão mandato de 8 meses na Assembleia Legislativa, sob a Coordenação da Escola do Legislativo.
Os estudantes escolhidos vivenciarão os trabalhos de um parlamentar estadual por quatro meses, aprendendo sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, comissões, audiências públicas, elaboração das proposições e processo legislativo.
O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), nomeará uma Comissão Executiva composta por servidores e deputados, encarregada de implementar todos os procedimentos necessários para a realização das sessões do JPA, no Poder Legislativo.