A Secretaria de Polícia Civil do Acre perdeu o status de secretaria e passou a ser um órgão da administração pública, subordinado à Secretaria de Justiça e de Segurança Pública do Acre (Sejusp). A decisão, do governador Gladson Cameli, faz parte da nova reforma administrativa.
Conforme o governo, toda reestruturação do órgão é regida por lei orgânica própria. O decreto que nomeou José Henrique Maciel Ferreira para exercer o cargo de secretário da Polícia Civil, publicado no dia 7 de maio, foi revogado na terça-feira, 28.
Com a reestruturação, Ferreira passa a ser diretor-geral do órgão da Polícia Civil, mas, segundo o governo, mesmo com as mudanças, ele continua com status de secretário. No mesmo dia em que revogou a nomeação de Ferreira, Cameli o nomeou como diretor-geral.
Ferreira foi assumiu a Polícia Civil após a exoneração do então secretário Rêmullo Diniz depois de quatro meses à frente da pasta. Na época, o governo também alegou reestruturação na Segurança Pública para a saída do secretário.
Nomeado no dia 2 de janeiro deste ano, Diniz chegou a ser afastado do cargo antes de completar um mês de gestão. O ex-secretário foi afastado, no dia 30 de janeiro, após um site de repercussão nacional apontar que ele seria investigado por ter ligação com um grupo criminoso que atua no estado.