A Prefeitura de Rio Branco por meio do termo de cooperação técnica realizado em parceria com a Polícia Militar do Acre, renovado em março deste ano, intensificou o policiamento no Terminal Urbano. A segurança pública do espaço, a exemplo de outros espaços públicos, administrados pelo Município, é de competência da Polícia Militar. Desde janeiro, em atendimento às diretrizes do Governo do Estado, o policiamento municipal teve o contingente de agentes reduzido em 60%.
“Na última semana, houve registro de duas ocorrências de lesão corporal, entre jovens, dentro do Terminal Urbano, que recebe diariamente uma média de 50 mil pessoas. A Polícia Militar interviu, conduziu e apreendeu os envolvidos. Desde o reforço no policiamento não houve mais registro de ocorrência dessa natureza”, explica o chefe do gabinete Militar da Prefeitura, Coronel Cleudo dos Santos.
Além do reforço no quantitativo de agentes policiais dentro das instalações do Terminal Urbano, o Tenente Coronel Teles, comandante do Comando de Policiamento Operacional responsável pelo policiamento ostensivo na capital, ressalta que “também o policiamento motorizado, com rondas com motocicletas e viaturas também foi intensificado”.
Mesmo com dificuldades em razão do orçamento apertado, a Prefeitura de Rio Branco disponibilizou, através de recursos próprios, R$ 829.993,60. para fortalecimento da parceria com o Estado, através da Polícia Militar.