A prefeita Socorro Neri empossou na sexta-feira, 31, novos servidores para a Educação municipal. São, ao todo, 14 novos profissionais que vão atuar nas funções de professor, assistente escolar e merendeiros. De acordo com a prefeita, a decisão tomada pelo município é de fazer com que as vagas permanentes sejam preenchidas por profissionais efetivos. Ela também anunciou que a Prefeitura está preparando edital para realizar um novo concurso de professores este ano.
“A partir de 2020, nós só teremos na Educação profissionais temporários para as vagas que de fato são temporárias. Aquelas em que os profissionais efetivos entram de licença médica, por uma razão ou outra precisam ser remanejados da sua função e aí precisa entrar a participação de um [servidor] temporário”.
Socorro Neri também falou da satisfação de ser professora e de na condição de prefeita da capital acreana poder ajudar nas melhorias para uma área essencial no desenvolvimento e transformação do país e das pessoas. “Essa é a área que eu escolhi para atuar, e tenho feito isso há quase 35 anos. Eu gostaria de poder fazer muito mais, mas nós temos hoje um orçamento muito restrito, e se as decisões não forem tomadas com muita responsabilidade, com uma avaliação muito clara se a decisão é sustentável do ponto de vista financeiro, nós comprometemos toda a gestão. Temos feito o possível, dado a prioridade necessária, mesmo nesse contexto de crise, para seguirmos avançando”.
Cerca de 25 mil crianças, da creche ao 5º ano do Ensino Fundamental, estão sob responsabilidade da Prefeitura de Rio Branco. São 86 escolas e creches, além de outros 26 espaços que recebem apoio do executivo municipal.
“Chamar professor, assistente escolar, merendeiros para serem efetivos, é valorizar a educação, é respeitar o ser humano que tem direito a uma carreira, segurança jurídica, alimentar, para que nas férias ele possa ter salário, porque o contrato provisório não dá salário no período de descanso do profissional. O município investe na formação durante o ano e no ano seguinte o profissional [temporário] não passa no concurso seletivo, e isso acaba sendo um problema. Essa decisão da prefeita Socorro Neri, valoriza a Educação, valoriza o imposto pago pelos contribuintes e, acima de tudo, valoriza o ser humano”, destacou o secretário de Educação de Rio Branco, Moisés Diniz.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Morais, disse que qualquer esforço para melhorar e atender as reivindicações da Educação são sempre muito bem-vindos. “Ontem o Brasil todo saiu às ruas, fez atos, gestos grandiosos em defesa da Educação contra esse momento conturbado, de cortes. Então esse gesto da prefeita Socorro Neri é ímpar, é realmente um privilégio podermos contar com uma gestora vai de encontro à toda essa situação, dá posse a novos servidores efetivos da Educação e já anuncia que um novo edital será lançado ainda este semestre. Estou feliz e vejo o compromisso sério dessa gestão com a Educação”.
Darcleia Vieira vai assumir a vaga de professora de educação infantil, visivelmente emocionada, ela trouxe muitos familiares para acompanhar esse momento que ela disse ser marcante na sua vida pessoal e profissional.
“O sentimento é de gratidão. Eu não sei se eu vou conseguir falar, mas estou muito grata à Deus, minha família, grata pela oportunidade. Eu amo ser professora”.
A mesma felicidade de Darcleia foi compartilhada por Natan Trindade, que foi empossado como assistente escolar. “Hoje, ser empossado como servidor efetivo, é a realização de um sonho. Hoje eu e minha família somos só felicidade”.