Estudos desenvolvidos por pesquisadores que monitoram a violência no Brasil apontam o Acre entre os estados brasileiros com maior crescimento nos índices de homicídios em uma década (2007-2017). O Estado teve crescimento de 291,4%; seguido do Rio Grande do Norte, com 228,9%; Ceará 159,7%; Sergipe 123,5%; e Tocantins 116%.
De acordo com o estudo, a interiorização das facções Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC), por novos territórios para o tráfico de drogas, alavancou o crescimento dos índices no Norte e Nordeste do país. O Acre aparece em destaque, também, por estar em uma localização estratégica para a entrada de armas e drogas no Brasil, via BR-317.
O Estado de Rondônia se manteve estável à violência no quesito homicídios. Lá, o índice ficou em 12,9%, sem alterações na década em análise pelos pesquisadores. A violência que preocupa o acreano nos últimos anos superou índices de estados violentos como São Paulo e Rio de Janeiro, berço das duas facções citadas. Rio de Janeiro -7,8%, São Paulo (-33,5%). Minas Gerais teve a menor redução, -2,7% em 10 anos.
Os dados fazem parte do Atlas da Violência e foram obtidos junto ao Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS).