Em visita a Rio Branco, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi acompanhado do governador Gladson Cameli (PP); do secretário de Meio Ambiente, Israel Milani; dos senadores Marcio Bittar (MDB/AC), Sérgio Petecão (PSD/AC) e Mailza Gomes (PP/AC) ao local onde o córrego do Canal da Maternidade deságua no Rio Acre, na parte Central.
Ricardo Salles fez duras críticas à política ambiental dos governos petistas que comandaram o Acre nos últimos 20 anos. Ele também aproveitou para alfinetar a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo descaso com o manancial que abastece Rio Branco e mais nove cidades.
“Mais um exemplo da falta de investimentos que demonstra que o problema ambiental brasileiro está nas cidades. O Estado que foi governado pelo mesmo grupo há 20 anos, com o apoio do Governo Federal e daquela que se diz a representante do meio ambiente no Brasil e tem uma situação tão vergonha no saneamento como essa”, disse o ministro.
Ricardo Salles acrescentou que não medirá esforços para melhorar o saneamento básico nas cidades brasileiras. Salles acredita que o maior índice de contaminação dos mananciais é provocado pelo meio urbano e não por atividades ligadas ao meio rural, como a pecuária e a agricultura em escala.
Por fim, o ministro destacou que o Governo Federal está empenhado em melhorar os índices de qualidade ambiental dos municípios brasileiros e que o caso específico da capital acreana se encaixa no perfil estabelecido pelo Ministério do Meio Ambiente.
“Nós temos um recurso que diz respeito a esta agenda de qualidade ambiental urbana que é o início para a melhoria desta questão do saneamento na realização de projetos e estudos e este montante pode chegar a 20 milhões de dólares e que é um grande começo para dar, realmente, esta prioridade e os recursos seguintes através de emendas da bancada e recursos de outros ministérios para ajudar quem vive nas cidades”, assegurou.
Ainda hoje sexta-feira, 28, Ricardo Salles, acompanhado do governador Gladson Cameli, parlamentares e autoridades acreanas cumprem extensa agenda voltada para a questão ambiental em Cruzeiro do Sul e em Xapuri.