Em Cruzeiro do Sul, todos de uma mesma família deram entrada no Hospital Regional do Juruá com sintomas da doença de Chagas. A suspeita é que a contaminação tenha sido feita em contato com o “barbeiro” que pode contaminado alimentos que a família teve contato.
Segundo o Hospital Regional do Juruá, a mãe Joana Correia, 30 anos, e quatro filhos com idades entre dez e 15 anos tiveram confirmação da doença. A filha de cinco anos e o pai das crianças estão com suspeitas. Os exames, nesses dois casos, foram refeitos para saber, realmente, se foram, também, contaminados com a patologia.
O Hospital destaca, ainda, que todos estão sendo medicados e devem retornar à cidade de origem, Marechal Thaumaturgo. Ao tomar conhecimento dos casos, uma equipe da Vigilância Epidemiológica de Thaumaturgo foi à residência da família e identificou a presença de dois ‘barbeiros’, inseto transmissor da doença de Chagas.
Uma equipe da Saúde de Cruzeiro do Sul vai se deslocar até Marechal Thaumaturgo para colher amostra do material e verificar o que pode ter contaminado a família. Há suspeita que pode ter sido a ingestão de açaí contaminado com as fezes do “barbeiro”, isso porque o produto abundante na região é muito utilizado pelas comunidades locais como fonte alimentar.