DA REDAÇÃO
A Operação Verão, lançada pela prefeita Socorro Neri no início do mês de maio, foi intensificada nos últimos dias e os resultados já podem ser vistos na capital acreana. Seguindo um cronograma pré-estabelecido, as equipes têm atuado em várias frentes de trabalho por todas as regiões da cidade.
De acordo com a prefeitura, está prevista a utilização de 60 toneladas de massa asfáltica durante a operação, o alcance de 1.500 ruas em 227 bairros da cidade. O investimento é de mais de R$ 50 milhões. Para a realização desses serviços a Prefeitura utiliza 700 trabalhadores, 33 equipes, 250 máquinas e equipamentos.
Além do tapa-buracos, a prefeitura está realizando a limpeza de ruas, parques e praças, desobstrução de canais, córregos, rede de drenagem, reposição da iluminação pública, construção de pontos de ônibus, reparos em calçadas, sinalização de trânsito e paisagismo.
Os critérios de prioridade para execução dos serviços levam em conta as vias de transporte coletivo (áreas urbana e rural), vias estruturantes, vias de ligações, vias secundárias, vias de interesse coletivo e ramais do cinturão verde.
“Há toda uma programação, um planejamento executado com muito cuidado e zelo que nós vamos desenvolver até outubro para que a cidade de Rio Branco fique em melhores condições”, disse Socorro Neri.
Segundo a prefeita, “a operação proporciona uma melhor qualidade de vida para todos”.
Ação preventiva – Em algumas vias da Capital, ainda de acordo com a prefeitura, a Emurb tem realizado a remoção dessa capa asfáltica fragmentada e uma nova tem sido colocada. A ação tem como objetivo prolongar a vida útil da capa asfáltica.
Aliado a essa ação preventiva, a Emurb também tem feito a nivelação da capa asfáltica nos locais onde o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), realizou a abertura das vias e o serviço mal executado criou vários danos em locais onde não haviam problemas.
As avenidas Ceará, Getúlio Vargas, Antônio da Rocha Viana e Travessa Guaporé são algumas das vias que estão recebendo este tipo de tratamento por serem corredores vitais para o trânsito da cidade.
Reaproveitamento – Todo o material (asfalto) retirado dos locais onde há grande fragmentação é reaproveitado para fazer o reforço do subleito nos buracos mais profundos. “Esse trabalho preventivo vai minimizar o custo de manutenção dessas vias. Com isso, a Emurb não terá que voltar até o local por onde as equipes já passaram para fazer um novo serviço”.
Equipes da Prefeitura
também trabalham à noite
As equipes da Prefeitura de Rio Branco também estão realizando os trabalhos pelo período da noite. O objetivo é cumprir as metas estabelecidas no planejamento de execução da Operação Verão 2019.
As equipes da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), na noite da última quarta-feira, 5, por exemplo, trabalharam na recuperação das ruas Milton Matos, Goldwasser Santos, Hugo Carneiro e Marechal Deodoro.
Na Avenida Ceará, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) trabalhou na recuperação de canteiros e plantio de mudas de árvores, serviço previsto do projeto de paisagismo da cidade.
Prefeita avalia trabalhos da Operação Verão 2019
A prefeita Socorro Neri reuniu-se na última quinta-feira, 6, com os secretários responsáveis pela Operação Verão e os presidentes de bairros e associações de moradores de todas as regionais da cidade, urbanas e rurais. O objetivo do encontro, segundo a chefe do Executivo, é tornar as ações da prefeitura ainda mais participativa.
Na oportunidade, a prefeita ouviu sugestões dos líderes comunitários quanto à execução da operação nos respectivos bairros. Neri frisou que tem buscado o melhor resultado diante dos poucos recursos.
“Estou sempre aberta, disponível ao diálogo, porque tenho certeza que é assim que é possível caminharmos na direção que todos queremos: o melhor para Rio Branco e sua população. As dificuldades que encontramos não são apenas de ordem econômica, mas também burocrática, como, por exemplo, as licitações. Nesse contexto, conto ainda mais com a compreensão, paciência e também apoio de todos. Depois de muito planejamento, o trabalho está em curso e nós seguiremos avançando”, disse.
Prefeitura lança Operação Verão Ramais 2019
A Operação Verão Ramais 2019 foi lançada na última sexta-feira, 7, com o objetivo de recuperar os ramais na capital acreana. As ações a serem realizadas são de raspagem, piçarramento e drenagem cerca de 200 quilômetros. Os ramais do cinturão verde onde há maior produção, próximos à escolas e postos de saúde, vão ter prioridade.
“Nós vamos atender prioritariamente os ramais que estão no cinturão verde da cidade, onde há grande concentração de pessoas e também produção. Locais próximos à escolas e postos de saúde também vão ter prioridade”, disse Socorro.
Inicialmente, ocorreria a recuperação de apenas 100 quilômetros, mas após a reforma administrativa e o enxugamento de despesas, de acordo com a prefeita Socorro Neri, foi possível reajustar e dobrar a quantidade de ramais que serão beneficiados. O investimento é de R$ 4 milhões, fonte de recursos próprios.
“Nesse primeiro momento nós vamos atuar em duas áreas ao mesmo tempo, uma no primeiro distrito e outra no segundo. Não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, então eu peço que haja a compreensão. Estamos no aguardo da conclusão de licitações que foram realizadas, essa é parte mais complicada, burocrática, para formarmos novas equipes”.
Outro ponto destacado e reafirmado por Neri é o compromisso com a qualidade das intervenções que serão realizadas. “A Prefeitura desenvolveu uma programação e que será cumprida até o fim do verão, com compromisso e qualidade devidos”.