22 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Aumenta número de brasileiros com problemas auditivos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
25/06/2019 - 12:05
Aumenta número de brasileiros com problemas auditivos
Manda no zap!CompartilharTuitar

A era tecnológica trouxe muitos benefícios para a sociedade, mas também é responsável por muitos dos maus hábitos que estão diretamente relacionados a problemas de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há cerca de 28 milhões de brasileiros que apresentam dificuldades auditivas, o que representa 14% da população. A exposição a sons muito altos é um dos principais fatores que causam esses sintomas precocemente e a tendência é que esse número aumente.

A surdez pode ocorrer por fatores genéticos ou ser adquirida ao longo da vida. É normal que o ser humano vá perdendo a capacidade de ouvir a partir dos 42 anos, como processo natural do envelhecimento, porém os primeiros sinais aparecem entre os 50 e 60 anos.

Mas este cenário está mudando. As pesquisas apontam que cerca de 30% a 35% das perdas da audiҫão são devido à exposiҫão a sons muito intensos. Ir com frequência a shows, casa de festas, boates e outros lugares que costumam tocar música muito alta, prejudica a saúde auditiva. Principalmente de quem precisa trabalhar nesses locais e ficam expostos ao ruído.

Os aparelhos de som estão ficando cada vez mais aperfeiçoados e melhorando a entrega da qualidade. Não só os exteriores, como as caixas de som de computador, por exemplo, mas também os embutidos, como nos televisores e celulares. Se eles não forem bem usados, podem causar grandes prejuízos ao aparelho auditivo.

Os fones de ouvido de última geração são objeto de desejo dos jovens. É comum vê-los usando o acessório durante o dia. O número de crianças e adolescentes que apresentam zumbidos no ouvido está crescendo e acredita-se que isso se deva principalmente ao uso frequente desse aparelho com volume acima do considerado ideal. Segundo especialistas, a consequências desse hábito é grave e pode causar a surdez.

A perda auditiva adquirida por doença

Quando ocorre na infância, em 50% dos casos a surdez é genética. Pesquisas mostram que cerca de 20% das crianҫas brasileiras em idade  pré-escolar têm  de alguma deficiência auditiva.

Na fase adulta, em sua maioria a deficiência é adquirida. Existem ainda outras razões que podem fazer com que as pessoas cheguem à surdez adquirida. Doenças como meningite, Síndrome de Meniere, infecções no ouvido ou tumores benignos nos nervos auditivos são as mais frequentes.

Além disso, medicamentos como antibióticos, diuréticos, altas doses de aspirina e alguns componentes da quimioterapia podem agir danificar as células do ouvido. O uso de cotonetes também pode ser prejudicial, caso não seja usado corretamente.

É importante que se tenham alguns cuidados com a saúde auditiva,como:

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 

  • Evitar assistir televisão ou ouvir música dentro de casa com volume muito alto no seu dia a dia.
  • Quando for a lugares com muito ruído, como os shows, não fique próximo às caixas de som. Se for possível, utilize protetores auriculares.
  • Ao usar o fone de ouvido, prefira os que tenham um melhor abafamento. A altura ideal do som é a que permita escutar também o som ambiente. Não utiliza por mais de duas horas por dia.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Sesacre abre novo processo seletivo com mais de 350 vagas

Próxima Notícia

A volta dos ratos

Mais Notícias

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo
2º destaque

Bancos, OCA e shopping: veja como ficam os serviços em Rio Branco no feriadão

22/01/2026
Foto: Mardilson Gomes
4º destaque

Quase 400 novos professores tomam posse na rede estadual do Acre

22/01/2026
No total R$ 787.500 foram distribuídos pelo Nota Premiada Acreana, beneficiando cidadãos e entidades sociais. Foto: Samuel Costa/Sefaz
5º destaque

Nota Premiada Acreana distribui R$ 787,5 mil em prêmios no primeiro sorteio de 2026; veja ganhadores

22/01/2026
Foto: Val Fernandes
Geral

Parque Chico Mendes funciona normalmente durante feriado prolongado em Rio Branco

22/01/2026
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Chuva forte e umidade elevada marcam a previsão do tempo no Acre nesta quinta-feira

22/01/2026
Foto: Secom
Geral

Museu dos Povos Acreanos apresenta exposição ‘Série Paraíso Verde’ de Darci Seles; entrada gratuita

21/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

A volta dos ratos

GAZETINHAS - 25-06-2019

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre