X

Maquiagem masculina: a tendência da vez

Recentemente, os vídeos de homens se maquiando começaram a fazer muito sucesso na internet com altos números de visualizações. Se antes o uso de maquiagem era aceitável apenas em artistas e modelos, hoje tem ganhado cada vez mais espaço entre o público masculino, independente da orientação sexual. Mas a ideia é que a maquiagem seja feita de forma sutil, como se os rapazes não estivessem usando nada. O mercado de maquiagem masculina ganhou notoriedade inclusive por grandes marcas do segmento, como a Chanel.

Sempre se falou que o mundo da moda pressupõe diversidade e respeito às formas de expressão. Apesar de o uso de maquiagem em homens não ser uma novidade – Jared Loreto, Steven Tyler e David Beckham são alguns dos que não escondem que gostam de usá-la – houve um notório aumento no consumo dos cosméticos pelo público masculino.

A indústria de cosméticos masculinos estava avaliada em cerca de US$ 57,7 bilhões em 2017, e esse número só tende a crescer. De acordo com a consultoria Research and Markets, deverá atingir US$ 78,6 bilhões até 2023. Os produtos mais vendidos para eles são bases hidratantes e bronzeadores, corretivos e delineadores de sobrancelhas.Isso prova que os homens estão investindo mais na aparência e se preocupam muito com sua imagem e estilo.

A maquiagem passou a fazer parte do mundo masculino, já que eles também vêem a necessidade de corrigir imperfeições como manchas e olheiras, controlar a oleosidade e uniformizar a pele. Muito disso deve-se à disseminação do Instagram, que já tem mais de 1 bilhão de usuários, aplicativo que tem como premissa a publicação de fotos, principalmente as selfies. E para serem  populares, precisam estar impecáveis.

No Youtube, já são milhares os tutoriais específicos para eles, ensinando passo a passo, como comprar produtos como base, corretivo nos tons certo, os tipos ideais de pincéis. Mostram como contornar a barba e realçar a sobrancelha. Esse movimento vêm reforçar a ideia de que beleza não tem a ver com gênero, e sim com estilo.

Um nicho promissor

Não demorou para as empresas perceberem o potencial desse nicho. O pioneiro do ramo, o designer Marc Jacobs, desenvolveu uma linha de produtos unisex. Logo depois, a marca Tom Ford criou a sua, com alguns produtos específicos para eles. O próprio estilista admite ser  fã de produtos de beleza. E essas não são as únicas. Existem várias empresas que perceberam a força desse nicho.

Uma das maiores grifes do mundo, a francesa Chanel, percebeu a força desse mercado e lançou em 2018 uma linha masculina, intitulada de “Boy de Channel”. A princípio, os produtos disponíveis são base de efeito matte – em 4 tons -, lip balm e caneta corretiva de sobrancelha. A promessa é de que a linha cresça.

Em países como Japão e na Coréia do Sul, o mercado é ainda mais promissor, pois não há tanta resistência com esse tipo de produto. Os homens orientais parecem ter feito as pazes com a diferenciação de gêneros e por lá existem cursos com técnicas de maquiagem exclusivo para homens. O Japão é o terceiro país do mundo que mais consome cosméticos e perfumaria.

 

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: