Uma parceria entre o Cine Araújo Rio Branco e o projeto Café com Tetê realiza, neste sábado, 13, a primeira sessão especial para mamães e papais com crianças de colo.
A Sessão Colinho, como é chamada, terá pequenas adaptações no volume do som, na iluminação e no ar-condicionado, tudo para que os adultos possam usufruir da sessão acompanhados de seus bebês. Não há restrições de idade mínima. A criança só precisa estar acompanhada dos pais.
“Não se trata de levar crianças pra assistir a filmes infantis, porque isso já acontece. E sim a mãe, o pai, o adulto ir assistir a um filme que ele deseja, mas com o filho de colo junto, porque ele precisa ir por sempre estar junto, num ambiente agradável pra ele”, explica uma das idealizadoras do projeto, Duda Modesto.
O filme Toy Story 4 será exibido na sessão das 13h. Os ingressos serão vendidos exclusivamente na bilheteria, no dia da sessão. A proposta é de manter sessões especiais também em outros filmes.
“A adaptações serão as seguintes: som mais baixo, mais iluminação, temperatura do ar condicionado mais amena, suporte para trocador de fraldas dentro da sala de cinema. Essa ideia já acontece em vários estados do Brasil, agora vamos ter aqui também”.
Café com Tetê
Idealizado por Marissa Emanuelly e Duda Modesto, o projeto Café com Tetê é um tipo de grupo de apoio para mães. Além da troca de experiência, a iniciativa cria projetos, como a Sessão Colinho, como forma de incluir, novamente, as mamães na vida social. O primeiro encontro do grupo ocorreu no último dia 7 de julho.
“Nós queríamos sentir inclusão, sentir que não estamos fadadas a ficar de escanteio socialmente só porque hoje estamos com a missão de criar um filho, missão que envolve muitas vezes estar com ele o dia inteiro, principalmente quando bebê. A gente queria a oportunidade de se conectar com outras mães, para dar segurança umas às outras e voltar a frequentar espaços, sair de casa, interagir. E, mais do que isso, incentivar locais a proporcionarem mais acessibilidade e conforto para esse público que existe em massa. Às vezes, precisa muito pouco de um ambiente para que ele seja bacana para uma mãe se sentir tranquila de ir com seu bebê”, relata.
Modesto explica que o nome Café com Tetê é uma alusão à forma carinhosa como crianças e mães costumam chamar o seio.
“A amamentação é um fator comum da maternidade, mas não está presente em todas as formas maternas e nós abraçamos e respeitamos isso. É apenas uma expressão que usamos para deixar engraçado e fofo o nome do projeto”.
Mães de primeira viagem, as idealizadoras do projeto planejam novas atividades e, por isso, criaram o perfil @cafecomtete para anunciar novos projetos e manter contato com outras mamães.
“Vamos manter o grupo para suporte emocional, mas vamos enveredar em mais atividades de suporte e eventos direcionados a melhorar a qualidade de vida das mães. O foco é em mães com bebês de colo, por estes demandarem mais das mulheres, em razão da idade. Mas não estamos impondo restrições de idade dos filhos para que a mulher busque apoio no grupo”.