DA REDAÇÃO
A jovem Isadora da Cunha Nogueira, de 27 anos, é a única mulher que representará o Acre no campeonato mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, que ocorre de 24 a 29 de julho, em São Paulo. A jovem luta nesta sexta-feira, 26. Outros dois acreanos também participam da competição.
Esse é o segundo campeonato mundial da atleta faixa roxa, que pratica o esporte há sete anos. Na primeira competição, a acreana chegou à semifinal, mas não conseguiu se classificar.
“As expectativas são boas, eu treinei bastante, mas sem pressão. É um campeonato grande com os melhores atletas de cada país, então estar entre os grandes já é maravilhoso”.
Mais experiente, a atleta fala sobre a falta de representatividade feminina em campeonatos mundiais. “Ser a única mulher representante do estado é uma responsabilidade maior. E eu gostaria que mais mulheres atletas tivessem essa oportunidade”.
Apaixonada pela luta de jiu-jitsu desde o primeiro treino, a acreana conta que mesmo antes de conhecer a técnica já gostava do esporte. Além de jiu-jitsu, a acreana pratica natação e treino funcional.
“Eu comecei a praticar jiu-jitsu por que sempre gostei do esporte e desde o primeiro treino já me apaixonei e, de lá pra cá, nunca mais parei”, relata.
Se a acreana vencer a competição, será classificada para o campeonato Adu Dhabi, o maior evento no calendário mundial de jiu-jitsu.