O presidente regional do Partido dos Trabalhadores no Acre, Cesário Campelo Braga, disse que a partir de segunda-feira, 8, já podem ser formalizadas as chapas que vão disputar a presidência do diretório regional e dos municípios. Ele disse que o prazo vai até o dia 26 deste mês. As eleições acontecem em setembro e o congresso estadual em outubro.
A partir daí, o Partido inicia as discussões com vistas às eleições municipais de 2020. Cesário disse que neste momento está dedicado na realização da eleição interna do PT. “Estamos tocando as eleições internas”, disse ele.
Em 2018, o Partido dos Trabalhadores encolheu no Acre no que se refere à representatividade. Na Assembleia Legislativa do Acre eram cinco vagas ocupadas: Lourival Marques, Leila Galvão, Ney Amorim, Daniel Zen e Jonas Lima. Apenas os dois últimos foram reeleitos.
No Senado, a vaga de Jorge Viana ficou para Marcio Bittar (MDB). O petista não conseguiu os votos necessários para sua reeleição. Na Câmara dos Deputados, o cenário não foi diferente. Raimundo Angelim, Sibá Machado e Léo de Brito não conseguiram ser reeleitos.
Apostando suas fichas em Marcus Alexandre para o Governo do Acre em 2018, o PT perdeu a governança da maior prefeitura, a de Rio Branco. Com isso, o Partido teve mais uma baixa.