JOSÉ PINHEIRO
Com o objetivo de combater os crimes de contrabando, tráfico de drogas, de armas, humano, além do roubo de veículos pela fronteira do Acre com a Bolívia, utilizando como rota de o município de Plácido de Castro, o deputado federal Manuel Marcos (PRB/AC) sugeriu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a instalação de uma delegacia da Polícia Federal naquela cidade.
O deputado acreano diz que este trecho do Acre está sem a devida proteção dos órgãos de fiscalização, o que favorece ao crime organizado. Ele lembra que a unidade de fiscalização mais próxima está há 100 quilômetros da fronteira, ou seja, em Rio Branco.
“A implantação dessa unidade irá proporcionar mais agilidade na fiscalização e repressão do tráfico de drogas, por parte da polícia”, destaca Manuel Marcos.
Em outra linha de frente, o deputado republicano lembra que a Prefeitura de Plácido de Castro já fez a doação de um terreno para a instalação da unidade policial. O parlamentar acrescenta que um estudo do Ministério Público do Acre revela que a droga que entra no Estado ao atravessar o Rio Abunã e de lá segue pela rodovia e estradas vicinais até alcançar Rio Branco.
“O município de Plácido de Castro faz fronteira com a Vila Puerto Evo Morales, localizado na Bolívia e que, segundo levantamento do MP-AC, através do Núcleo de Apoio Tático (NAT), geralmente a droga entra no Estado através da malha hidroviária. Após a entrada, é distribuída ao restante do Acre pelas rodovias”, ressalta o deputado federal, em sua justificativa.