Com 30% dos recursos bloqueados, a Universidade Federal do Acre (Ufac) corre o risco de parar suas atividades em agosto, mês em que se inicia o segundo semestre do ano letivo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição.
Os cortes no orçamento anual da Ufac representam um total de R$ 15 milhões, o que atinge diretamente gastos não obrigatórios, como água, energia, terceirizados, obras, equipamentos e realização de pesquisas. Indiretamente, a ausência desses recursos atinge o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e de atividades básicas na instituição.
Foram cortadas 75 de 278 bolsas de iniciação científica e, também, foram suspensos os editais para bolsas de extensão e estágio na instituição.
Em mais uma tentativa de evitar a paralisação total da universidade, a reitora da Ufac, Guida Aquino, foi a Brasília/DF para uma reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira, 16. De acordo com a Assessoria de Imprensa, o encontro visa a liberação dos 30% do orçamento bloqueados este ano.
Vale lembrar que o MEC anunciou os bloqueios em parte do orçamento de 63 universidades e de 38 institutos federais de ensino em abril. Segundo o Governo Federal, a medida foi necessária porque a arrecadação de impostos está menor que o previsto.