A Academia Acreana de Letras (AAL) realizou na segunda-feira, 26, uma solenidade de elevação dos imortais da instituição ao Quadro de Eméritos. Ao todo, 16 integrantes receberam o título de emérito.
Os novos imortais eméritos são: Jorge Araken Farias da Silva; Antônio Hamilton Bentes; Geraldo Brasil; Glória Maria Ferrante Perez; Íris Célia Cabanellas Zanini; Sílvio Martinello; Mário Lima Brasil; João Crescêncio de Santana; Francisco Gregório Filho; Maria da Glória Oliveira; Edson Ferreira de Carvalho; Naylor George; Francisco de Moura Pinheiro; Margarete Edul Prado; Robélia Fernandes Souza; Aury Félix de Medeiros.
Durante a cerimônia, a presidente da AAL, a professora Luísa Galvão Lessa Karlberg, falou sobre o novo quadro de eméritos, o primeiro em 82 anos de história da Academia.
“Vossas Excelências são imortais produtivos, enaltecem a AAL e merecem constituir esse novo quadro, o primeiro de eméritos em 82 anos da AAL, como imortais de elevado respeito. Assim, estarão acima do quadro de efetivos que permanecerá na lida diária”, disse.
E acrescenta: “Ressaltamos o papel da cultura como a Academia da Alma. Ela livra o ser humano do tédio, da solidão e anima a vida. Por reconhecer e viver esse sentimento a AAL eleva ao quadro maior de eméritos aqueles que tanto fizeram pela instituição, cultura e literatura. Vossas Excelências trazem uma bagagem plena de sabedoria para lição daqueles que virão depois”.