Com uma extensa programação durante quatro noites, a Feira Agropecuária do Juruá (Expoacre Juruá 2019) começou nesta quinta-feira (29). A abertura teve uma solenidade com a presença do governador Gladson Cameli e autoridades do estado.
A organização da feira espera que passe pelo local mais de 100 mil pessoas. Além disso, eles querem movimentar mais de R$ 5 milhões.
São mais de 200 expositores que mostram o que é produzido na região do Juruá. Quem visita o local pode apreciar, degustar ou comprar. Na praça de alimentação tem de tudo um pouco, além do lanche básico, pratos típicos da região amazônica.
“É uma grande oportunidade. O que nós queremos é que a Expoacre tenha esse sentido. Não é só você vir à noite passear, é preciso fazer negócios. A gente precisa realmente expor aquilo que temos para a sociedade e para a iniciativa privada”, disse o governador Gladson Cameli.
Na primeira noite, muita gente já compareceu para visitar os estandes. Além de ser um meio de divulgação dos produtos, o evento ajuda a incrementar a renda de muitas famílias.
O diretor técnico do Sebrae, Lauro Veiga, diz que a feira é uma oportunidade para movimentar a economia.
“Entre os setores da indústria, comércio, entretenimento, lazer e o agronegócio, que é o principal mote que gera economia, emprego e renda para a população do Juruá e mostrando o que se produz nessa região rica”, disse Veiga.
Exposição
O artesanato é sempre destaque e nas mãos do artesão Ivaní Gomes, o que não teria mais uso, se transforma em belas obras de arte, colares e adereços.
“Como moro no interior e tem em abundância, o que sobra das palmeiras a gente faz esse tipo de artesanato”, afirma.
Outro setor que sempre faz bons negócios é o moveleiro, o design inovador e os bons acabamentos impressionam os consumidores. O marceneiro João Evangelista falou que após a feira as vendas chegam a aumentar em mais de 40%.
“A expectativa é que a gente possa divulgar. O cliente vê um produto, se programa e a gente fica sempre vendendo por causa da feira”, pontuou.
O evento que já é maior feira do agronegócio da região do Juruá encerra no domingo (1º). A primeira noite da Expoacre Juruá, encerrou com um show do cantor Zé Felipe.
Cavalgada encerra evento
A feira funciona como uma vitrine às potencialidades do estado, já que os negócios não ocorrem somente durante a exposição. Além das atividades durante à noite, esta edição da Expoacre Juruá vai ter também uma programação de palestras e negócios durante o dia.
A Cavalgada deve ser o evento que vai marcar o encerramento, que neste ano ocorre entre os dias 29 de agosto a 1º de setembro, em Cruzeiro do Sul, no interior do estado.
As inscrições para cavaleiros, comitivas e quadriciclos tiveram início na quarta-feira (21) e encerram no dia 30 de agosto. As inscrições para os cavalos são feitas no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Já os quadriciclos e comitivas podem se inscrever na Agroboi, Agrojuruá e Agrosat.