A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Rio Branco (Projeto Catar) está fazendo uma campanha para arrecadar materiais recicláveis, sobretudo papel branco tipo A4 e livros.
Além da iniciativa sustentável, a ideia é aumentar a produção dos catadores. Atualmente, a cooperativa conta com 22 cooperados, sendo que 12 estão trabalhando normalmente. É o que conta a cooperada Gleiciane Rosana dos Santos.
“O material que mais está dando lucro é o papel A4 e todo tipo de livros, escolar, entre outros. O papel passa até oito meses para se decompor e nós temos essa meta de evitar que mais árvores sejam derrubadas. Nós, catadores, vivemos da reciclagem. E esse é um material que vai dar um lucro maior para todos”.
A jornada de trabalho dos catadores é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O grupo faz a coleta e depois a seleção do tipo de material para reciclar.
“Nós catadores fazemos um trabalho muito importante, que é de salvar o meio ambiente. Aqui em Rio Branco, as pessoas não têm a consciência ambiental de estar separando os resíduos, nem que existe nossa cooperativa para entregar esse tipo de material”.
Santos destaca que as garrafas pets coletadas estão sendo utilizadas na fabricação de vassouras. Inclusive, a máquina de montar as vassouras foi produzida de forma artesanal por um dos catadores.
Além de plástico, alumínio e vidro, os catadores também reaproveitam materiais como baterias de carro, eletrodomésticos como televisão, liquidificador, micro-ondas, e até para-choque de carro.
Poucas pessoas sabem, mas o Catar recicla materiais de plástico como grades de cerveja, caixa d’água, baldes e bacias, mesas e cadeiras, potes de manteiga, sacos e sacolas, e até os sacos usados para embalar colchão.
Os interessados em fazer doações podem deixar os materiais na sede do projeto, localizada na Rua Sabiá, setor C, lote 1, Distrito Industrial. Mais informações através dos telefones (68) 99227-6835 ou (68) 99992-1920.