Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Número de incêndios ambientais cresce 200% em agosto na Capital

Nos cinco primeiros dias de agosto, 214 incêndios ambientais foram registrados em Rio Branco. Um aumento de 200% com relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 84 incêndios. As informações são do major Cláudio Falcão, do Corpo de Bombeiros.

Somente no último final de semana, 3 e 4 de agosto, foram 374 ocorrências ocasionadas principalmente pelos fortes ventos que atingiram o estado, segundo o major. Os ventos atingiram 50 quilômetros por hora.

“Isso foi devido a ventania, o clima seco, a baixa umidade relativa do ar, estamos abaixo de 30%, além da alta temperatura. Infelizmente estamos com esses números elevados, mas esperamos melhorar. O Corpo de Bombeiros tem feito campanhas de conscientização nas escolas, associações de moradores, na zona rural”, disse.

Este ano, já foram contabilizados 1412 incêndios na capital acreana. A média é de 60 ocorrências por dia. Por isso, a recomendação do major é: não fazer queimadas.

“A principal recomendação é não queimar. Não colocar fogo em seja lá o que for, pequenas folhas ou entulhos maiores. Não devemos queimar. É crime, é passível de punição, que vai de multas a processos admirativos e criminais”.

Falcão destaca que fazer queimadas neste período ainda é um hábito dos acreanos. “É uma cultura do acreano fazer queimada durante esse período, que é bastante seco. Estamos com alto índice de perigo de incêndio, ou seja, qualquer pequeno incêndio vai se transformar em um grande incêndio”.

Estado de alerta

Segundo a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a umidade relativa do ar no Acre se aproxima dos 20%, o que é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estado de “alerta”. Isto porque, com o tempo seco alguns vários problemas de saúde começam a aparecer como irritação na garganta, no nariz e nos olhos.

A situação é ainda pior para as pessoas que têm doenças respiratórios como asma ou bronquite. Para evitar alguns sintomas é necessário tomar algumas medidas. Entre as principais recomendações estão: tomar bastante água, utilizar vaporizadores ou umidificadores ou até uma bacia com água ou toalha úmida.

 

Sair da versão mobile