A secretária de Planejamento e Gestão, Maria Alice Araújo, e o representante do Governo do Acre em Brasília, Ricardo França, participaram nesta segunda-feira, 19, de audiência com integrantes do Banco Mundial – BIRD, para tratar sobre o refinanciamento de dívidas do Estado junto às diversas instituições de crédito e respectiva redução das taxas de juros.
“Nosso objetivo é possibilitar fôlego ao governo para que possa investir em serviços e obras estruturantes que, além de necessários, movimentam a economia e geram emprego para a população do Estado”, explicou a secretária.
Participaram da reunião, pelo Banco, o Coordenador de Operações – Economia, Governança e Desenvolvimento -, Rafael Muñoz; o especialista para o setor público, Daniel Ortega Nieto; e o economista Fabiano Silvio Colbano.
Maria Alice explicou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado e relatou os ajustes que o governo vem fazendo nas contas públicas, assim como as medidas que estão sendo tomadas para o ajuste fiscal do Estado.
Entre os exemplos a secretária citou o recadastramento de servidores e as licitações de auditoria e sistema de gestão da folha de pagamento de pessoal, que estão em andamento.
A equipe do Banco Mundial ficou de analisar formas de atender o pleito do governo do Acre.