A Polícia Federal fez, nesta quinta-feira, 8, uma operação para combate ao tráfico de pessoas em Epitaciolândia, no interior do estado, que é fronteira com a Bolívia. Segundo a PF, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro municípios do estado.
A operação Check-out, como foi chamada pela polícia, foi em conjunto o Ministério Público Federal (MPF) e desarticulou um grupo que atuava com o contrabando de migrantes na região e que tinha como destino países americanos.
Segundo informou a polícia, essas pessoas aliciavam os estrangeiros com promessas de regularizar seus documentos e torná-los aptos a permanecerem nos países de destino.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Rio Branco, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil. De acordo com a polícia, a operação faz parte de ações feitas em alusão ao Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, comemorado no dia 30 de julho.
A investigação começou em fevereiro de 2019, quando a Polícia Federal efetuou a prisão de pessoas envolvidas com o grupo criminoso. Pelo menos 25 agentes participaram da ação de cumprimento de mandados.
Os investigados devem responder por Promoção de Migração Ilegal e, se condenados, a pena aplicada é de reclusão, de 2 a 5 anos, além de multa.