O sedentarismo é um problema que assola muitas pessoas e já é considerado como um dos males do século. Isso porque, com a correria do dia a dia, muitas pessoas subestimam a necessidade do próprio corpo de fazer atividades físicas, e esse hábito pode trazer consequências muito ruins para o organismo.
Sabe-se que não se exercitar está diretamente ligado ao desenvolvimento de doenças crônicas, infarto, hipertensão e acredita-se que até com a morte súbita.
Para acabar com a vida sedentária, você pode optar por fazer exercícios fáceis de se executar, que trabalham os músculos do corpo todo na sua própria casa. Dedicar alguns minutos do seu dia para atividades físicas podem fazer diferença na qualidade de vida e melhorar a flexibilidade, postura, circulação sanguínea, além de liberar hormônios importantes como endorfina, serotonina e ocitocina, ajudar a regular o sono, entre tantos outros benefícios.
Se preferir, você pode aumentar a intensidade investindo em pesos, elásticos e bola. Para fazer exercícios de cardio, as melhores opções são a esteira ou bicicleta ergométrica, que aquecem o corpo para o treino e ajudam a perder muitas calorias.
Prancha
Para fazer a prancha, você precisa apoiar o corpo com o antebraço (alinhado aos ombros) e as pontas dos pés. Mantenha a posição por 1 minuto e relaxe por 30 segundos. Repita o processo por mais 3 vezes. Esse exercício ajuda a manter o equilíbrio do corpo.
Elevação dos joelhos
Coloque as mãos na altura máxima em que você consiga elevar os joelhos. Dê saltos no mesmo lugar ou em volta do ambiente, levando os joelhos até a altura das mãos por 1 minuto. Descanse e repita o exercício por mais 3 vezes.
Burpee
São basicamente dois movimentos: flexão e salto. Comece dando um salto e em seguida deite no chão em posição de flexão. Faça de 10 a 15 repetições. Esse exercício trabalha coordenação, força , potência, resistência e aeróbio.
Flexões
Para fortalecer os músculos do braço, aposte nas flexões. Deite com a barriga para baixo. Levante o corpo com as mãos. Para facilitar, caso seja iniciante, você pode fazer apoio com o joelho.
Agachamento
Existem vários tipos de agachamento que podem ser feitos, a depender do nível de intensidade desejado. O agachamento simples consiste em colocar as mãos para frente, uma por cima da outra e fazer o movimento de dobrar o joelho até o limite e levantar novamente.
É importante prestar atenção à coluna para não fazer esforço com ela e evitar lesões. A força deve ser feita nas pernas. Faça 3 séries de 15 repetições. Esse exercício fortalece as coxas e o glúteo.
Pular corda
Antes de começar o ideal é fazer um aquecimento. Comece a pular e mantenha 1 minuto pulando e 1 minuto de descanso durante 12 minutos. É um excelente exercício aeróbico e aumenta a queima de gordura.
Elevação lateral e frontal
Se não tiver os pesinhos, pode usar outros objetos para colocar um pouco mais de força no movimento. Para a elevação frontal, com os braços esticados, segure os pesinhos com as mãos, alinhado com o ombro. Abaixe e levante os braços. Repita o movimento por 12 vezes, por 3 séries.
Para fazer a elevação lateral. deixe os braços ao lado do corpo e levante-os até a altura do ombro. Faça a mesma quantidade do exercício anterior. Ajuda a fortalecer os músculos do braço.
Abdominais
Para fortalecer o abdome e ajudar a queimar gordura localizada na barriga, existem diversas maneiras de se fazer esse exercício. Para começar com abdominais simples, deite-se de barriga para cima em um local reto – de preferência em cima de um colchonete para atividades físicas -, flexione os joelhos e incline o tronco tentando encostá-lo nas pernas.
Atenção para não fazer força na coluna, e sim na barriga. Repita por mais 15 vezes, em 3 séries.