X

Às vésperas da Marcha para Jesus, prefeito de Cruzeiro do Sul manda derrubar portal

FOTO/ARQUIVO PESSOAL

Às vésperas da Marcha para Jesus, o prefeito do município acreano de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, mandou derrubar um dos portais que fica na Avenida Mâncio Lima, uma das principais ruas da segunda maior cidade do Acre, e que faz parte do percurso da festa religiosa.

A decisão causou polêmica, revoltou os moradores e o prefeito recebeu inúmeras críticas nas redes sociais.

Ao G1, o secretário de Comunicação do município, Paulo Sá, afirmou que a medida nada tem a ver com a realização da Marcha para Jesus, que ocorre nesta sexta, 27, na Avenida Mâncio Lima, mesmo local onde houve a demolição.

Sá disse que a estrutura, mesmo após passar por uma revitalização, há cerca de dois meses, apresentava problemas estruturais e por isso foi demolida.

“Na verdade, já era para o portal ter sido derrubado bem antes. A prefeitura já tentou revitalizar algumas vezes por conta das várias infiltrações que estavam comprometendo a estrutura. Temos um projeto do Ministério da Cultura, uma emenda impositiva, para a revitalização da avenida e construção de três novos portais mais altos. Inclusive, o outro portal, que fica no final da avenida, passa por avaliação dos engenheiros e também pode ser derrubado”, afirmou o secretário.

Sá afirmou ainda que durante a Marcha para Jesus no ano passado uma caixa de som do trio elétrico acabou caindo no momento em que passava pelo portal.

“A Marcha há anos é feita nesse mesmo trajeto e nunca foi feita a retirada. Então, independentemente da Marcha, esse portal seria derrubado, e por acaso foi agora”, complementou.

O jornalista João Dias, de 48 anos, mora próximo ao local onde ficava o portal e criticou a derrubada. Segundo ele, o prefeito se aproveitou do fato de os moradores da cidade estarem participando de um evento e mandou as máquinas e alguns funcionários derrubarem a estrutura.

“Isso é uma falta de respeito com a população, não passou pela Câmara dos Vereadores, acho que como é uma coisa pública, teria que ter o aval dos vereadores. Mas, o prefeito se acha o dono da cidade e dono da razão e aproveitou o momento em que um evento grande estava acontecendo no Centro da cidade e mandou derrubar o portal”, reclamou.

A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) usou sua conta no conta no Twitter para criticar a medida. “URGENTE! Prefeito de Cruzeiro do Sul/AC mandou derrubar o portal da AV Mâncio Lima, porque não gostou de saber que o caminhão da sua “Marcha para Jesus” não daria para passar por baixo do monumento. Atenção @MPF_PGR @mpacre. Ele vai reconstruir do próprio bolso?”, publicou.

Também nas redes sociais, moradores da cidade reclamaram da decisão do prefeito. “Falta de sensibilidade e de vergonha. Isso é crime contra o patrimônio público. Mas, acima de tudo, é uma tremenda falta de respeito e consideração com a população de Cruzeiro do Sul”, reclama um morador.

Outra internauta ironizou: “presente de aniversário para a cidade, que fará 115 anos no final de semana”.

 

A Gazeta do Acre: