X

Membros da CPI dos Consignados visitam OAB e DPU em busca de apoio

FOTO/AGÊNCIA ALEAC

Na manhã desta segunda-feira, 16, membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Consignados, que foi instalada pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), participaram de uma reunião com o presidente da OAB/AC, Erick Venâncio. Na parte da tarde o grupo se reuniu com o defensor público federal Matheus Alves Nascimento.

A Comissão tem apurado casos de excessos, ilegalidades, ações de má fé e transgressões cometidas por bancos e instituições financeiras contra servidores públicos estaduais, municipais e aposentados em todo o Estado. Dados levantados pelo grupo apontam que 60% da folha de pagamento do Estado, o equivalente a R$ 90 milhões, ficam retidos nos bancos devido ao elevado número de empréstimos consignados.

Durante a reunião ocorrida na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre, os parlamentares apresentaram os gráficos e possíveis irregularidades que vêm ocorrendo decorrentes de empréstimos consignados, e também o quanto isso tem impactado negativamente a economia local. O mesmo foi feito na Defensoria Pública da União, onde se reuniram com o defensor Matheus Alves.

Os membros da CPI obtiveram respostas positivas das duas Instituições, que se colocaram à disposição para contribuir no processo de investigação. Eles ainda visitarão sedes do Poder Judiciário, em seguida realizarão audiências públicas.

Fazem parte da Comissão: Wagner Felipe (BPL), Edvaldo Magalhães (PCdoB), Chico Viga (PHS), Antônio Pedro (DEM), Roberto Duarte (MDB).

A Gazeta do Acre: