O ex-governador Nabor Júnior vai lançar amanhã, dia 6, a partir das 19h, no auditório da Fieac, na Avenida Ceará, no 3.727, o seu livro “Uma vida dedicada ao Acre – Minhas Memórias”. No lançamento, Nabor Júnior falará sobre a inspiração para a sua obra autobiográfico e fará uma sessão de autógrafos para amigos, admiradores e convidados.
Ontem, 4, o livro foi lançado em primeira mão em Tarauacá, cidade natal do autor.
Na obra, Nabor Júnior, hoje com 88 anos, fala da extensa carreira política construída no Acre, desde suas vitórias políticas, acontecimentos de bastidores e o exercício de seus diversos mandatos desempenhados pelo seu Acre do coração. Episódios marcantes da história mais recente do Estado, contadas sob sua perspectiva e que narram a sua vocação para a política.
Sobre o autor – Nabor Teles da Rocha Júnior é um político da velha guarda do PMDB no Acre. Começou a sua trajetória política no PTB, sendo eleito deputado estadual em 1962, 1966 e 1970. Aclamado por bons mandatos no Parlamento estadual, se lançou candidato e venceu o pleito para deputado federal, em 1974, sendo reeleito ao cargo em 1978. No começo da década de 1980, devido ao bipartidarismo imposto pelo Regime Militar, migrou do seu partido para o PMDB (atual MDB).
Em 1982, entrou para a história como o primeiro governador do Acre eleito pelo voto direto desde a vitória de José Augusto, em 1962. Foi governador do Estado até maio do ano de 1986, quando renunciou para que Iolanda Fleming assumisse como primeira mulher a se tornar governadora. Em seguida, Nabor Júnior foi eleito senador e ficou no cargo de parlamentar do Congresso entre 1987 até o final de 2002.