20 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Prorrogação do uso de tropas no combate às queimadas é discutida em reunião com governadores

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/09/2019 - 11:18
Prorrogação do uso de tropas no combate às queimadas é discutida em reunião com governadores
Manda no zap!CompartilharTuitar

Durante a manhã de ontem, 3, governadores do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia se reuniram com os ministros da Casa Civil da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e da Defesa, general do Exército Fernando Azevedo e Silva, para discutir o combate às queimadas na Amazônia.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Ainda durante o encontro, que começou por volta as 11h e terminou perto das 12h (horário de Brasília), os gestores discutiram a proposta de prorrogar a Garantia da Lei e da Ordem Ambiental (GLOA), decreto que prevê o uso das tropas, até outubro.

De acordo com Onyx Lorenzoni, na ocasião foi apresentada a proposta para que a GLOA não se encerre no dia 24 de setembro, mas que se prolongue por mais um mês. Como fundamentação para tal solicitação, os representantes do Governo Federal alegaram que houve redução nos focos de incêndio desde o início da operação.

Presente na reunião, o governador do Acre, Gladson Cameli, disse que o Governo Federal tem sido atencioso com o estado. “Quero fazer um relato: no Acre, as Forças Armadas fazem um trabalho de excelência que nos passa segurança, e dizer que não somos somente acreanos e sim brasileiros, e que o olhar para a Amazônia precisa ser diferenciado. Temos, na região amazônica, mais de 23 milhões de pessoas querendo uma oportunidade”, enfatizou.

Além da prorrogação da GLOA, outro ponto do encontro foi a criação de um sistema permanente de fiscalização monitoramento para combate às queimadas na Amazônia.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, o Brasil tem conseguido manter 84% da sua reserva florestal preservada. Além disso, destacou a necessidade do avanço na agenda da bioeconomia.

Dados das queimadas na Amazônia

De 1º de janeiro a 1º de setembro de 2019, na Amazônia Legal, foram registrados 65.518 focos de queimadas segundo o Satélite de Referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dos quais 25,9 % no Mato Grosso (15.948), 19,2 % no Pará (12.557) e 13,2 % no Amazonas (8.654).

O Acre ocupou o 8° lugar, com 3.753 focos de queimadas, representando 5,7 % dos focos de queimadas acumulados na Amazônia Legal. Nesse período, os municípios acreanos que apresentaram o maior número de focos acumulados foram: Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Manoel Urbano.

O Governo do Estado decretou Situação de Emergência por Queimadas e Incêndios Florestais no dia 22 de agosto. O Decreto leva em consideração, entre outros aspectos, a escassez de chuvas e a baixa umidade relativa do ar, fatos que aumentam os riscos de incêndios florestais e queimadas urbanas.

A determinação do governador é de continuar com o trabalho de combate às queimadas e incêndios florestais. Cabe à Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA) definir as necessidades do Estado para enfrentar o período seco.

O Governo do Acre conta com a parceria do Governo Federal no reforço das ações de combate e controle das queimadas e incêndios florestais.

Depois do decreto autorizando o uso da GLOA tiveram início algumas ações com o apoio do Exército Brasileiro culminando em uma capacitação realizada pelos técnicos do Corpo de Bombeiros para agentes públicos das Polícias Militar e Civil e Exército Brasileiro, totalizando 750 homens para atuarem nos combates a incêndios no Acre. (Com informações da Secom Acre)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Produção industrial cai pelo 3º mês seguido e tem pior julho em 4 anos

Próxima Notícia

Acre poderia arrecadar até 6 vezes mais impostos sobre propriedades rurais

Mais Notícias

Ação vai beneficiar diretamente cerca de 40 mil pessoas da região. Foto: Diego Gurgel/Secom
Destaques Cotidiano

ETE do Igarapé Redenção é revitalizada e vai ampliar tratamento de esgoto em Rio Branco

19/11/2025
Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Moças do Samba apresentam espetáculo que celebra grandes mestres da música brasileira em Rio Branco

19/11/2025
Foto: Arquivo/PCAC
Destaques Cotidiano

Chefe do tráfico no interior do Acre é preso em Rio Branco pela Polícia Civil

19/11/2025
Foto: Reprodução/Factenis
Destaques Cotidiano

Acre avança na Copa das Federações de Beach Tennis e conquista vaga entre os 16 melhores do país

19/11/2025
Foto: Juan Vicent Diaz
Geral

Sisu 2026 ofertará mais de 900 vagas em universidades públicas do Acre

19/11/2025
Foto: Leandro Chaves
POLÍTICA

Joabe insiste em título de cidadão rio-branquense a secretário Eracides Caetano, e vereadores batem boca a portas fechadas

19/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Acre poderia arrecadar até 6 vezes mais impostos sobre propriedades rurais

Acre poderia arrecadar até 6 vezes mais impostos sobre propriedades rurais

PORTO ALEGRE, RS, 06.08.2016 - Volante de preenchimento para escolha de números entre os 60 disponíveis para o sorteio de prêmios na Mega-Sena, da Caixa Econômica Federal. (Foto: Everton Silveira/Agência Freelancer/Folhapress)

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 72 milhões hoje

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre