Os bombeiros militares que participaram do IV Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, retornaram ao Acre na última quarta-feira, 4.
Ao todo, cinco homens do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM-AC) receberam a capacitação. São eles, o sargento BM Hildebrando Vieira Macedo Junior, o 2º tenente BM Carlos Freitas Filho, 2º tenente BM Athos Albuquerque Mendes e Silva, Sd BM J. Nascimento e Sd BM Danilo.
Durante o curso, que teve duração de 30 dias, os bombeiros tiveram acesso a disciplinas como perícia de incêndios, orientação e navegação, busca de pessoas perdidas, resgate de vítimas nos planos vertical e horizontal, atividades em ambiente aquático, atendimento pré-hospitalar, sobrevivência, dentre outras atividades, desenvolvidas explorando as particularidades do ambiente silvestre/mata.
“Em diversos momentos somos submetidos a estresse físico e mental. Passávamos uma média de 18 horas de atividades diárias em dedicação ao curso. Foi uma experiência muito importante e inesquecível. Pra mim, foi mais que um curso, foi uma lição de vida, devido a tantas coisas que parecem tão simples, mas que passamos a valorizar”, disse o sargento Hildebrando.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do CBM-AC, a partir dessa capacitação, a instituição inicia uma nova era nas atividades de incêndios florestais, bem como no atendimento a ocorrências em áreas de mata, tão comuns em nossa região.
“Os militares serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e responsáveis pelo desenvolvimento de uma nova doutrina de prevenção e combate a incêndios e busca/resgate de vítimas em regiões inóspitas”, comentou o major Falcão.
Para o tenente Fritas Filho, a experiência ajudará nos trabalhos realizados no Acre. “A atuação de resgate de vítimas em áreas silvestres também foi bastante explorada, enriquecendo ainda mais nosso currículo. Esperamos, em breve, iniciarmos a difusão de uma doutrina própria no CBM-AC, orientada pelo que nos foi transmitido pelo CBMBA, para ampliarmos nossa referência na área”.