Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Energisa Acre não confirma, mas conta de luz pode ficar mais cara nos próximos meses

Circula nas redes sociais a informação de que a conta de luz no Acre pode ficar mais cara nos próximos meses. Isto porque, segundo informações de um membro do Conselho de Consumidores do Grupo Energisa Acre que preferiu não se identificar, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) planeja um novo reajuste na conta de energia.

Segundo o conselheiro, o aumento pode ser maior do que o que ocorreu nos últimos dois meses, quando a Aneel anunciou a bandeira tarifárias vermelha em seu primeiro patamar. Em agosto e setembro, as contas de luz tiveram uma taxa extra de R$ 4 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A bandeira tarifária vigente em outubro ainda não foi anunciada.

O servidor explica que a distribuidora do Acre vai passar por uma fiscalização que é feita pela Aneel. O objetivo é fazer um levantamento dos recursos investidos pela agência nos últimos 7 anos.

No caso do Acre, a fiscalização será realizada por um grupo de 23 pessoas. O último levantamento desse tipo foi feito em 2013. Tudo será analisado, desde a troca de um transformador até a compra de equipamentos.

E é este levantamento que pode gerar um novo aumento na conta de luz, segundo o conselheiro.

A Energisa Acre, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que a fiscalização pela qual a distribuidora irá passar é um processo comum realizado em todas as concessionárias de energia elétrica do país.

Com relação ao possível aumento, a empresa disse que ainda é cedo para dizer se haverá ou não um reajuste, já que a determinação de reajuste é feita pelo Governo Federal através da Aneel.

CPI da Energia

Sobre as denúncias feitas por políticos e consumidores de que a empresa estaria manipulando dos medidores de energia, a Energisa Acre repudiou, através de nota à imprensa, as insinuações.

“Os processos operacionais da empresa são estruturados e seguros, aperfeiçoados em mais de 100 anos de atuação, distribuindo energia e contribuindo para o desenvolvimento em todas as regiões do país, sempre pautada pela ética e pela integridade. É importante ressaltar que todos os procedimentos realizados pela concessionária estão de acordo com a regulamentação da Aneel”.

A empresa destaca ainda que, nos últimos anos, houve pouco investimento na manutenção e ampliação de rede e subestações. “Apenas em 2019, Energisa Acre está investindo cerca de R$ 228 milhões para recuperar a qualidade da prestação de serviços aos clientes e para expandir o sistema elétrico”.

Por fim, a empresa se coloca à disposição de qualquer esclarecimento por parte dos clientes.  “A empresa está à disposição para prestar quaisquer informações sobre suas operações, lembrando que existem canais oficiais para o tratamento de reclamações e dúvidas dos clientes com relação às contas de energia no 0800 647 7196 ou agências de atendimento e Ouvidoria no 0800 721 5848”.

Vale ressaltar que nesta quarta-feira, 25, deputados realizaram mais uma oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o aumento de energia elétrica no Acre. Os parlamentares receberam o diretor-geral da empresa Energisa, Ricardo Xavier, que respondeu a inúmeros questionamentos.

 

Sair da versão mobile