As cirurgias ortopédicas e traumatológicas dos pacientes que estão no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) foram retomadas nesta segunda-feira, 2. Uma parceria entre Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) criou uma sala exclusiva para esse tipo de procedimento.
A sala que funciona na Fundhacre, de segunda à quinta-feira, vai agilizar os procedimentos tanto de urgência e emergência quanto as cirurgias eletivas. Além disso, a unidade também oferecerá internação após o procedimento. A informação é do presidente da Fundhacre, Lauro Melo.
Segundo Melo, só nesta segunda, mais de quatro pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos foram atendidos.
“Nesse primeiro momento, a maior necessidade é poder apoiar o pronto-socorro. Então, toda a atenção é de dar assistência é de quem estar internado lá. Se está internado no pronto-socorro, é mais grave que as cirurgias eletivas”.
Após atender e equilibrar a demandar do pronto-socorro, a Fundhacre iniciará, ainda este mês, as cirurgias da fila de espera. De acordo com o presidente, cerca de mil pessoas aguardam algum tipo de procedimento cirúrgico.
“Quem está no pronto-socorro é nosso foco agora, e as cirurgias estão ocorrendo nessa sala exclusiva. Essas pessoas que estão na fila de espera vão desde casos simples, como um punho, até casos mais graves”.
Vale lembrar que o Huerb continuará realizando os procedimentos emergenciais. “O objetivo é atender a necessidade de esvaziamento das filas de espera, geradas por tantos anos e herança assumida pelo governador de Gladson Cameli, e que estamos empenhados em resolver”, disse à imprensa a secretária de Saúde, Mônica Feres.