O procurador de Justiça do Ministério Público do Acre (MP-AC), Dr. Sammy Barbosa Lopes, visitou na manhã de ontem, 24, o jornalista Silvio Martinello, no prédio do Jornal A GAZETA. O procurador de Justiça veio presentear o jornalista com o seu livro “O direito e os direitos em tempos de crise”, obra lançada no final de agosto.
Dr. Sammy Barbosa comentou que a obra foi escrita com base em ensaios que fez durante o seu programa de Doutorando em Ciências Jurídico-Políticas da Universidade de Lisboa. O livro é produto da imersão de seus estudos com foco em pontos como a limitação dos direitos sociais, preocupação ambiental, descentralização do poder e hermenêutica jurídica, adaptando tais temas à relevância da atual conjuntura brasileira.
O procurador de Justiça conversou com o jornalista, de maneira informal, sobre política no cenário local e nacional, abordando a correlação com a questão da violência, das drogas, da educação, políticas públicas, economia, meio ambiente, história, entre outras temáticas em evidência na sociedade. Também falaram sobre o papel da sua instituição, o Ministério Público, e da imprensa nesse cenário, além de reflexões que não podem ser ignoradas para a garantia do Estado Democrático de Direito e melhoria de perspectivas para o futuro.
Por fim, em retribuição à visita de cortesia, o Dr. Sammy Barbosa recebeu o segundo livro do jornalista, “Corações de Borracha”, romance aclamado da literatura acreana que trata sobre o segundo ciclo da borracha no Acre, durante o período da 2ª Guerra Mundial.