Acontece hoje, 21, o ato de filiação do ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, ao PSDB. O evento será realizado no Hotel Terra, a partir das 8h30 da manhã e conta com lideranças tucanas como a deputada federal Mara Rocha (PSDB/AC) e o vice-governador, Major Rocha (PSDB). Kinpara chega como aposta principal para disputar as eleições de 2020 para a Prefeitura de Rio Branco.
Minoru disse que a ida para o PSDB “é fruto de um diálogo constante com amigos, simpatizantes e familiares. Acredito que as escolhas políticas não são como uma roupa que você veste e em seguida troca por outra. Política é o exercício da cidadania. Nesse sentido, todo caminho e escolha devem ser ponderados, pesados e refletidos. Fui procurado por diversos partidos, por diversas siglas e cores ideológicas. Ouvi a todos – porque ouvir, dialogar e entender – remete ao fazer político como escuta atenta e, principalmente, como prática democrática respeitosa”, ratificou o ex-candidato ao Senado pela Rede Sustentabilidade.
Saindo do partido de Marina Silva sem arranhaduras, Minoru Kinpara ressaltou que a filiação ao ninho tucano tem como base “servir”. Apontando um novo caminho, o ex-reitor frisou que “no PSDB tenho certeza que posso fazer muito mais pela minha cidade e pelo meu estado”.
Mesmo com pouca estrutura, Minoru Kinpara obteve em 2018, mais de 112.989 votos para o Senado Federal, despertando o interesse de diversos partidos para tê-lo em seus quadros e disputar a eleição de 2022.
Minoru Kinpara já presidiu o Partido dos Trabalhadores no Acre. A ida dele para o PSDB causou desconforto em alguns quadros do PT que questionaram a postura do ex-reitor.