Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aleac realiza sessão solene para eleição da Mesa Diretora de Jovens Parlamentares

Aleac realiza sessão solene para eleição da Mesa Diretora de Jovens Parlamentares

 Na manhã desta segunda-feira (09) aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a eleição de posse da Mesa Diretora do Jovem Parlamentar Acreano (JPA). A Resolução que criou o Programa é de autoria do deputado Daniel Zen (PT) e conta com o apoio do presidente do Poder Legislativo, Nicolau Júnior (PP) e demais parlamentares.

Na abertura da solenidade, Nicolau Júnior, que foi homenageado pelo seu aniversário, deu boas-vindas aos jovens parlamentares e desejou sucesso durante os oito meses em que eles acompanharão os trabalhos no Legislativo Acreano.

“Agradeço pela homenagem feita a mim e por mais um ano de vida. Saúdo o deputado Daniel Zen, autor do projeto que deu vida a este momento, assim como as instituições que participaram desse projeto. Esse é um programa que incentiva os jovens a se interessarem pela política. Durante oito meses eles irão vivenciar e aprender sobre o trabalho de um deputado estadual. Desejo sucesso a todos”, ressaltou.

O deputado Daniel Zen (PT), autor do projeto de resolução que criou o JPA, destacou a importância da segunda edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano. Para ele, o programa é bastante relevante para as escolas e estudantes acreanos.

“Estou muito feliz e satisfeito com o lançamento da segunda edição do Programa Jovem Parlamentar. Uma oportunidade única para esses jovens conhecerem de perto os trabalhos legislativos e o dia a dia dos deputados estaduais. Nesta edição, a ideia é que esses estudantes possam nos acompanhar mais de perto, nas nossas andanças pelos bairros, interior e atividades no gabinete. O JPA, sem dúvida, despertará nos jovens o interesse pela boa política, pelas boas práticas, é isso que queremos”, disse.

Representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o juiz Marcos Mota disse que o programa proporciona aos jovens a participação no processo democrático. “Para nós do TRE é uma honra fazer parte desse projeto. Esse importante programa proporciona aos estudantes o conhecimento do processo democrático desde a participação deles nas eleições que é realizada nas escolas, até a o dia da posse aqui no parlamento. Na minha época não tinha um projeto semelhante a esse e hoje, poder ver esses jovens tendo essa oportunidade incrível, me deixa muito feliz”, destacou.

Raquele Nasserala, que participou do evento representando a Secretaria de Educação do Estado (SEE), parabenizou os estudantes eleitos e desejou sucesso em seus respectivos mandatos. “Muitos estudantes tiveram dificuldades para chegar até aqui. Todos passaram por um processo de mobilização nas escolas e agora terão a oportunidade de vivenciar práticas que irão lhes ensinar muito. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, ao deputado Daniel Zen, ao secretário de educação que se uniu a Aleac, assim como o TRE.

Após a fala das autoridades, o estudante Victor Rikelmy conduziu a sessão e a eleição da Mesa Diretora. Os jovens parlamentares prestaram compromisso parlamentar, assim como fazem os deputados ao tomarem posse.

A Mesa Diretora ficou da seguinte forma:

Presidente – Victor Rikelmy

1° secretário – Adriana Souza

1° vice-presidente – Kevyn Keryson

2° secretário – Paulo Roberto

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso

 

Sair da versão mobile