A cada dia mais e mais, novos negócios digitais estão surgindo a partir de produtos feitos à mão que são comercializados através do Instagram, Etsy, páginas da web ou Facebook.
Só no Brasil o sector do artesanato conta com mais de 40 000 empresas, das quais 97,4% são microempresas, empregando mais de 100 000 pessoas. A crise prejudicou o setor, mas, ao contrário, novas iniciativas empresariais surgiram no ambiente online, onde, além dos artesãos, há cada vez mais iniciativas empresariais no segmento artesanal.
A criação de um negócio dentro do artesanato tem suas próprias peculiaridades. Em princípio, para ser um empreendedor nesta área basta ter talento e criatividade suficientes para criar produtos originais e de qualidade.
Não se trata aqui de entrar em guerras de preços, mas de distinguir-se com um produto que vende exclusivamente. Não é uma tarefa fácil, uma vez que a oferta atual é ampla e na altura de começar é importante escolher o nome da sua empresa de forma assertiva e diferenciadora (para se tornar mais simples a longo prazo ser reconhecido).
A cada dia mais e mais, novos negócios digitais são criados a partir de produtos feitos à mão que tentam ser comercializados através de redes como Instagram, Etsy ou Facebook.
O perfil destes empresários
O perfil empreendedor do negócio online de produtos artesanais é, em sua maioria, mulheres e mães com idade entre 35 e 55 anos que gostariam de ter um segundo projeto e gerar renda adicional.
Empreendedorismo online com produtos artesanais permite que você trabalhe em casa, faça algo que você realmente gosta e também gerar renda que pode ser aumentada se você planejar bem a estratégia.
Quanto à maneira de começar, a maioria começa a desenvolver suas habilidades como um hobby que muitas vezes leva à paixão. Depois de perceberem que o que gostam, são incentivados a aderir ao regime de trabalhadores independentes e decidem dedicar-se a tempo inteiro ao projeto empresarial.
Por outro lado, entre os produtos preferidos por estes empresários “artesanais” encontram-se, antes de mais, os móveis de madeira. Seguem-se, por ordem de importância, os produtos têxteis (15%) e a joalharia (11%). No entanto, existem todos os tipos de vasos, cadernos, broches, mochilas ou itens relacionados ao mundo do bebê que estão tendo muita demanda nos últimos anos.
As barreiras de venda de produtos artesanais
No entanto, deve-se notar que, embora o principal requisito seja a disposição do talento, como qualquer outro negócio online, isso também implica a complexidade de um comércio eletrônico que quer tomar um nicho de mercado. Existem alguns pontos a considerar:
1 – Torne-se conhecido na Internet – A primeira é dar-se a conhecer, para o que é importante conhecer a gestão das redes sociais.
2 – Produção em pequena escala – Outra desvantagem que deve ser tida em conta é o cálculo dos prazos de produção. Tendo em conta que cada produto é feito à mão, à medida que o negócio cresce, corremos o risco de que as encomendas se acumulem e não satisfaçam a procura e cumpram os prazos de entrega estabelecidos na web.
Chaves para se destacar da concorrência
1 – Especialize-se
Um dos principais erros cometidos por muitos empresários artesanais é usar o site para vender todos os objetos que eles sabem como fazer.
Isso é o que um potpourri de produtos. Ou seja, um pouco de um todo quando o interessante é focar em um produto ou setor em particular. Por outras palavras, especializa-te.
2 – Dê um nome ao negócio e tenha uma marca para os seus produtos
Não é suficiente para adicionar artigos e fazer upload de fotos para comercializá-los. É conveniente incluí-los todos sob o nome de uma marca, porque isso dará ao seu negócio uma imagem muito mais profissional.
3 – Não qualquer foto vale a pena
Lembre-se que a internet é muito visual e que se a propaganda de seus produtos não for acompanhada de uma boa imagem, você dificilmente despertará o interesse de alguém para entrar e vê-los.
Uma dica mais específica nesta área é usar um “fundo branco” para as imagens.
4 – Tenha um plano de marketing digital, não importa o quão básico seja
Isso deve determinar “ações de vendas concretas para alcançar mais pessoas oferecendo seus produtos (com a ajuda de uma loja online, redes sociais e e-mail marketing).
Lembre-se que Investir na formação é fundamental para iniciar um negócio artesanal. E, como vê, com as dicas que lhe deixámos não precisa ser uma dor de cabeça criar o seu próprio negócio online.