X

GAZETINHAS – 24-10-2019

*Aos trancos e barrancos, os legislativos estadual e nacional vão caminhando…
*E aprovando matérias importantes.
*No Acre, o dia ontem foi de aprovação de um projeto de lei que autoriza a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil para renegociação de dívidas do Estado.
*Uma iniciativa inteligente do Executivo, que permitirá a “troca” da dívida oriunda de empréstimos, com aval da União, por outra que possibilite ao governo uma folga financeira em curto prazo, com juros menores.
*A medida é vista com bons olhos pelo empresariado local…
*E conseguiu unir em consenso até mesmo a bancada da oposição e dos independentes.
*Vinte deputados votaram favoráveis à proposta.
*O que pode ser contabilizado como mais uma vitória da Casa Civil no Legislativo.
*Enfim, uma trégua necessária em meio a tanto rame-rame.
*Será que agora vai?
*No cenário nacional, a semana também segue com o desenrolar de pautas antigas e determinantes para o desentrave de agendas econômicas e políticas.
*Primeiro, a conclusão da tramitação da Reforma da Previdência no Congresso, com a última votação e a aprovação no Senado, na última quarta-feira.
*Discordâncias e distorções político-partidárias à parte, uma mudança necessária para o reequilíbrio fiscal e a sustentabilidade econômica do país.
*Segundo, com o prosseguimento da votação, no STF, sobre a prisão em segunda instância.
*Um julgamento cujos resultados também podem clarear os rumos para a política nacional.
*Até a sessão de ontem, eram 3 votos x 1, a favor da prisão após a condenação em segunda instância.
*A sessão segue na tarde de hoje.
*Vamos acompanhar.
*Forte, comovente demais o depoimento da viúva Evanilda Firmino, 26 anos após a morte do marido e do filho dela, no que ficou conhecido como o “crime da motosserra”.
*Agilson Firmino, o Baiano, e o filho do casal, um menino à época com 13 anos (!), Wilder Firmino, foram torturados e assassinados pelo Esquadrão da Morte, a mando do ex-coronel Hildebrando Pascoal, que liderava o grupo de extermínio.
*O pai teve os olhos perfurados e os membros do corpo amputados com motosserra;
*E o filho adolescente, o corpo queimado com ácido, além de ter recebido alguns disparos de arma de fogo.
*Somente alguns detalhes sórdidos do crime, difíceis de serem sequer imaginados por qualquer ser humano normal (imagine por uma mãe e esposa)…
*Pra lembrar que, embora os direitos da lei devam valer para todos, não existe nenhum senhor coitadinho por trás daquela cadeira de rodas, como alguns, inexplicavelmente, ainda querem fazer parecer.
*Enfim.

A Gazeta do Acre: