Pela primeira vez, uma representante dos médicos do estado do Acre assume um lugar na diretoria do Conselho Federal de Medicina. Em Sessão Plenária realizada nesta terça-feira, 1º, em Brasília, a conselheira Dilza Teresinha Ambros Ribeiro, foi eleita para o cargo de secretária-Geral do CFM.
Médica natural de Passo Fundo/RS, Dilza é doutora em bioética pela Universidade do Porto, especialista em pediatria e administração hospitalar, membro titular da Academia Acreana de Medicina, conselheira regional e federal de medicina pelo estado do Acre, médica da Ufac e assessora técnica do Hospital Regional do Juruá.
Há mais de vinte anos ela mantém atuação na esfera conselhal. Atualmente, ocupa o cargo de 2ª Secretária do CRM-AC, já tendo sido vice-presidente por algumas vezes e ocupado por sete anos a Presidência da autarquia.
No CFM, a doutora foi membro efetivo da Câmara Técnica de Pediatria e das comissões de Cooperativismo Médico, Humanidades Médicas e Bioética – além de coordenadora da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira e vice corregedora.
A presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, esteve em Brasília para acompanhar a posse e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela doutora Dilza ao longo de sua trajetória, sempre levando o nome do estado do Acre e dos médicos que atuam na região para discussões de nível nacional.
Posse dos novos conselheiros federais
Tomaram posse na manhã dessa terça-feira, 1º, as conselheiras Dilza Teresinha Ambros Ribeiro e Jene Greyce, eleitas pelos médicos do estado do Acre para compor o plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) na gestão 2019-2024.
A gestão será composta por 56 conselheiros entre efetivos e suplentes, incluídos os dois indicados pela Associação Médica Brasileira (AMB). Do total, 39 conselheiros exercerão o primeiro mandato no CFM, enquanto 17 foram reeleitos.