O presidente da Comissão de Saúde da Aleac, deputado José Bestene (Progressistas), foi alertado pelo deputado Jenilson Leite (PSB), membro também da Comissão, para que seja feita uma visita ao Pronto Socorro de Rio Branco e à Unidade Oncológica do Acre (Unacon). Ele citou que há sérios problemas nas duas unidades. No Pronto Socorro, há pacientes sendo atendidos no chão, por não haver leitos suficientes.
Além disso, o parlamentar disse que a máquina que faz a esterilização dos equipamentos está com problemas, o que pode comprometer a higienização dos utensílios utilizados em cirurgias, por exemplo. Para o deputado, o governo trabalha para levar a Saúde ao caos e promover, assim, a terceirização do sistema.
“Parece que os gestores estão gastando energia para construir um formato para vender a saúde do Acre. Você imagine que os equipamentos cirúrgicos estão saindo da autoclave sem saber se estão esterilizados ou não”, disse Jenilson.
A respeito da Unacon, o parlamentar disse que está faltando medicamentos, além de outros insumos para atender os pacientes com câncer no Acre.