Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Energisa participa de audiência pública na Câmara de Vereadores de Rio Branco

O diretor comercial da concessionária de Energia Elétrica (Energisa), Ricardo Xavier, participou de uma audiência pública, na manhã desta sexta-feira, 4, na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Branco para esclarecer o aumento nas contas de energia elétrica nos últimos dois meses.
“Vim aqui responder o questionamento dos vereadores e qualquer dúvida que tiver vou tentar esclarecer, assim como fiz na Aleac, assim como fiz na Câmara de Brasileia, e para o Ministério Público”, disse Ricardo Xavier. Para o vereador João Marcos Luz, os debates precisam ser esclarecedores já que a população está sem entender o acréscimo nas contas.
“O que a Energisa precisa fazer é esclarecer de fato o que está acontecendo, na verdade nós estamos vivendo uma escuridão da informação. Nós queremos saber, inclusive, quais investimos da Energisa para esse ano ainda, para o próximo ano e, principalmente, nós estamos aqui para cobrar uma qualidade no serviço”, disse.
O diretor-presidente do Procon, André Gil, falou que a empresa foi notificada e tem 10 dias para prestar esclarecimentos e caso sejam constatadas irregularidades deve adotar as medidas necessárias.
“O Procon analisará a resposta e tomará duas medidas. A multa, se a gente constatar alguma irregularidade, ou a gente vai arquivar porque a resposta é satisfatória ao Procon”, pontuou.

Explicações
Durante a audiência, Ricardo Xavier tornou a reforçar que não houve aumento nas contas de energia.
“Não tem aumento de tarifa, isso é fato, o que você tem é a cessão das bandeiras tarifárias que acontece todo ano em alguns meses dependendo da determinação da Aneel. Agora o que é normal é você ter um consumo maior na época mais quente”, pontuou.
Xavier disse que estão mostrando para as pessoas que no mesmo período do ano passado também teve essa elevação no consumo.
“Acontece que as pessoas, agora, não sei ao certo, estão fazendo o levante, mas esse comportamento de aumento é normal e natural todo ano nessa época”, disse. (Alcinete Gadelha, Do G1/AC)

Conta queimada
Durante a audiência, o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Oséias Silva, aproveitou para fazer um protesto inusitado. O líder comunitário tocou fogo na sua conta de energia na Tribuna da Câmara Municipal, direcionando o ato aos diretores da Energisa, denunciando cobrança abusiva em sua fatura.
“A minha energia vinha em média R$ 340, agora veio R$ 530”, reclamou o incendiário de contas.
Após queimar sua fatura, Oseias Silva disse que este era um tipo de protesto legal, e que representa um sentimento coletivo de indignação por parte da população. Ele frisou que ninguém quer deixar de pagar sua conta de luz, mas que os consumidores estão ficando em choque ao se deparar com valores cada vez mais altos, e que falta de clareza nas informações e de transparência nas cobranças deixam as pessoas mais insatisfeitas ainda. (DA REDAÇÃO)

Sair da versão mobile