Nos últimos dias, o fluxo de imigrantes venezuelanos aumentou consideravelmente no Acre. Quem passa pelas principais vias da Capital já percebeu a presença de estrangeiros nas ruas, pedindo roupas, comida e água.
Um grupo de voluntários, chamado Cáritas, montou no início de outubro um abrigo para auxiliar os imigrantes que chegam ao estado. Localizado no bairro São Francisco, o local já chegou a abrigar 18 estrangeiros, entre adultos e crianças.
Hoje, 11 venezuelanos estão abrigados no local, sendo que quatro são crianças.
Segundo a voluntária Márcia Cristina, a maioria dos estrangeiros utiliza o Acre apenas como rota para seguir para outros estados.
“Os outros manifestaram interesse de ir para Porto Velho, e de lá ir para outros destinos. Como não tínhamos condições de mandá-los diretamente onde eles tinham interesse, conseguimos arrecadar o valor para comprar a passagem para PVH. Hoje mesmo, mandamos um casal para PVH”.
Apesar disto, alguns imigrantes buscam por oportunidades de trabalho no estado. Esses estrangeiros possuem muitas qualificações profissionais, como, por exemplo, massoterapia, contabilidade, podologia e até auxiliar de farmácia.
“Até agora, eles não conseguiram trabalho. Está complicado, estamos tentando, mandando currículo. Eles têm qualificação, mas precisam ser reconhecidos, ter currículo validado no Brasil. É um processo lento e bem difícil, bem complicado”, disse a voluntária.
Os interessados em ajudar os estrangeiros podem entrar em contato através do telefone (68) 99985-1881. “Nada a pedir, nada a recusar! Desde que não seja nada para autopromoção”, destaca Cristina.