Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Justiça manda soltar Tenente Farias, do Bope

O tenente da Polícia Militar do Acre (PM/AC), Josemar Barbosa de Farias, preso desde dezembro de 2018 por suposta ligação com o crime organizado, foi liberado na noite desta sexta-feira, dia 25. Ele estava detido no Batalhão de Polícia Ambiental da PM. O processo corre na 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco.

Segundo apurou o Notícias da Horas, a justiça acreana emitiu um alvará de soltura para que Farias pudesse voltar para casa. O advogado dele entrou com um recurso especial na quinta-feira, dia 24. O tenente foi ouvido no processo ao qual responde no final de setembro. Além dele, outras 40 pessoas estão processadas e já foram ouvidas pelo juiz Raimundo Nonato.

Farias foi denunciado pelos crimes de promoção de organização criminosa, peculato, corrupção passiva e prevaricação. Na denúncia do Ministério Público do Acre (MP/AC), Farias é apontado como uma espécie de protetor de grupos criminosos, e teria atuado, sequencialmente, de forma a facilitar a atuação de uma facção originada no estado do Rio de Janeiro, com atuação em território acreano.

Além de dar proteção aos membros da organização, Farias teria diligenciado viaturas e policiais do Batalhão de Operações Especiais da PM/AC para prender membros de facções rivais que tentavam invadir e dominar os territórios já ocupados pela facção carioca.

O policial militar é velho conhecido da população acreano, e tem no currículo a experiência na prisão de criminosos de alta periculosidade. O caso envolvendo o policial, que é o único agente público réu no processo, caiu como “bomba” na corporação. Josemar Farias foi preso pela Polícia Civil do Acre.

 

Sair da versão mobile