O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, em análise à TV 247, afirma que, após as revelações da Vaza Jato, o Ministério Público teve que recuar e apresentar a opção do regime semiaberto ao ex-presidente Lula. “Mas, ao negar tal opção, Lula faz a grande política e Lava Jato está cada vez mais em xeque”, avalia.
Cardozo constata que “o clima está mudando” em relação à liberdade de Lula. “As pessoas começam a perceber que as coisas não estão bem. A sociedade começa a perceber que existiu uma injustiça com Lula. Até que ponto isso vai se refletir nos tribunais eu não sei”, opina.
O ex-ministro considera que a grande autonomia dada a algumas instituições nos governos do PT transformaram-se em algumas abusividades. “Não que autonomia seja errada, o que é errado é o abuso”, afirma, referindo-se às arbitrariedades cometidas pelos agentes da Operação Lava Jato.
Questionado se irá disputar a prefeitura de São Paulo, ele é categórico. “Preciso cuidar da minha vida pessoal, não tem como, nesse momento, disputar tal cargo. Não é que eu não queira, eu não posso”, conclui. (Brasil 247)