X

GAZETINHAS – 13-11-2019

*Trabalhadores, uni-vos!
*Continua forte a mobilização dos servidores com foco na votação da reforma da previdência estadual.
*Servidores da Educação pararam as atividades, durante o dia de ontem, e realizaram um grande ato, em frente ao Palácio Rio Branco.
*Com um número de pessoas, aliás, que há tempos não se via em manifestações por aqui.
*Interessante observar como os protestos, de modo geral, voltaram a ganhar força este ano…
*Episódios sintomáticos da falta de diálogo (pra dizer o mínimo), neste primeiro ano do governo de Gladson Cameli.
*Tanto que, apesar de a votação ter sido adiada para o dia 26, os sindicatos permanecem na pressão, cobrando a presença do próprio governador nas negociações.
*Bom, se depender do líder no governo na Assembleia, deputado Gehlen Diniz, a reforma será aprovada, a qualquer custo, no final deste mês.
*O deputado progressista tem sido um dos maiores defensores do projeto e acusa a oposição de propagar fakenews para conturbar o processo.
* “A necessidade dessa reforma é justamente para garantir aos servidores da ativa e da inativa o pagamento dos salários, bem como das pensões e aposentadorias”, defendeu Gehlen.
*O que, a grosso modo, não está errado não.
*O problema é que, picuinhas e excessos da oposição à parte, quem começou errada nessa discussão foi a Casa Civil, que, mais uma vez, não soube conduzir a comunicação com a população de modo democrático e transparente.
*Deu no que deu.
*Em outro ponto nefrálgico da crise…
*Conselho Regional de Medicina ajuizou uma ação civil pública contra o Governo do Acre, após constatar diversas irregularidades em fiscalizações nas unidades hospitalares.
*Déficit de médicos e até a ausência total de profissionais.
*A presidente do CRM-AC, Leuda Dávalos, afirmou que houve várias tentativas de alerta dos problemas aos gestores da pasta…
*Como o conselho não vem sendo ouvido, a ação civil pública foi a alternativa cabível para proteger a sociedade, bem como os médicos, da responsabilidade que deve ser do Estado.
*O nome que vem sendo cotado no PT, caso haja uma candidatura do partido, nas eleições de 2020, é o do ex-prefeito Raimundo Angelim.
*Experiente, com conduta ilibada, boa aceitação popular…
*O fato é que, embora a liberdade de Lula possa não ter influência direta nas eleições acreanas, reascendeu, sim, os ânimos e a esperança das lideranças, que andavam de farol baixo.
*Eles começam a se movimentar e já sinalizam não querer o papel de coadjuvante, no caso de uma chapa com a atual prefeita Socorro Neri.
*Eita, petistas velhos de guerra!
*A conferir no que vai dar.

A Gazeta do Acre: