A nomeação do coronel Ulysses Araújo como novo comandante da Polícia Militar do Acre (PM-AC) foi oficializada nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado (DOE). Na semana passada, em entrevista ao Jornal A GAZETA, o coronel havia confirmado o novo desafio.
Natural de Cruzeiro do Sul, Ulysses é o coronel mais antigo da ativa na PM-AC. Ele possui cursos na SWAT (Estados Unidos), Israel, Espanha, Portugal, Itália e França. É formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e bacharel em Segurança Pública e Defesa Social pela Universidade Estadual do Pará. Também é pós-graduado em Direito Penal e Processual Militar (Academia Militar do Guatupê-Paraná) e Direito Civil (Universidade Cândido Mariano – Rio de Janeiro).
Ulysses é casado e pai de três filhos. Ele concorreu ao cargo de governador do Estado pelo PSL, nas eleições de 2018.
O novo comandante deve utilizar o projeto de Segurança Pública nacional, em parceria com a Secretaria de Segurança do Acre, para reforçar as ações de combate à criminalidade no Estado.
“A Polícia Militar é como se fosse uma locomotiva da Segurança Pública, ela que puxa toda a Segurança Pública. Mas temos que ter a integração de todos os órgãos, da Polícia Civil, do ISE, do Iapen, do Detran, para trabalhar de maneira integrada e para ter resultados melhores”.
Segundo Ulysses, os esforços das forças de segurança serão concentrados nas áreas de fronteira. “Vamos dar muita ênfase na questão de fronteira. Até porque na política de segurança nacional, a ideia é que as fronteiras sejam mais protegidas para fechar as portas do crime organizado”.