Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dia Estadual da Cultura Ayahuasqueira é realizado nesta quinta, com palestras e atividades culturais

A Câmara Temática das Culturas Ayahuasqueiras de Rio Branco realiza nesta quinta-feira, dia 21, a partir das 19h, a solenidade em celebração ao Dia Estadual da Cultura Ayahuasqueira. O evento será no auditório da sede da OAB-AC, no Portal da Amazônia, e inclui programação com palestrantes de outros Estados e atividades culturais.

Três são os temas das palestras do dia. O primeiro deles é a Apresentação dos Troncos Tradicionais da Ayahuasca (Ciclu Alto Santo, Casa de Jesus, União do Vegetal e Líderança Indígena). A segunda temática será focada nos aspectos jurídicos da deontologia de uso da Ayahuasca no Brasil. Por fim, a terceira palestra tratará de tópicos da “Ayahuasca – da tradição à ciência (aspectos farmacológicos)”.

Toda a sociedade acreana está convidada a participar do evento.

Confira na íntegra o recado do articulador da Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras, Mario Marques, sobre este dia:

É dia de festa, é tempo de celebrarmos.

Depois de milhares e milhares de anos de uso da Ayahuasca, tida como sagrada por diversos grupos indígenas, populações tradicionais, incluindo caboclos, seringueiros e ribeirinhos, e por diversas religiões urbanas, temos a primeira lei no mundo que enaltece e homenageia o uso dessa bebida.

Assim, a instituição desse dia, fixado por Lei, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre, e sancionada pelo Governador do Estado, é um importante marco para toda a comunidade hoasqueira.

Essa conquista é fruto do reconhecimento das autoridades locais, e da própria sociedade, de uma cultura singular, encantadora e benéfica para a sociedade, sendo incontáveis suas benesses. É também um resgate daquele longo passado de luta contra a discriminação, o preconceito, a maledicência, que tanto maltrataram nossos primeiros irmãos e os Mestres Fundadores das Casas hoasqueiras.

 A Cultura Ayahuasqueira promove agregação da família e das comunidades, facilita a resolução de conflitos e traz orientação e estímulo para aquilo que a comunidade tem como sendo o bem comum, formando pessoas de bem dispostas a contribuir para uma sociedade melhor. E, segundo os usuários da bebida, tal cultura ainda promove curas, físicas, emocionais e espirituais. É uma das medicinas da floresta.

Convidamos a sociedade rio-branquense para participar da primeira atividade em comemoração ao dia da Cultura Ayahuasqueira, onde será um momento cultural e também de aprendizado.

 

Mario Marques

Articulador da Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras

Sair da versão mobile