O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi solto na tarde de sexta-feira, 8, após ficar preso por mais de 1 ano e sete meses. Ele estava na sede da Polícia Federal em Curitiba desde abril de 2018.
A soltura de Lula foi motivo de muita festa para militantes em todo o Brasil. No Acre, os petistas se reuniram na sede do Partido dos Trabalhadores do Acre (PT) e comemoraram a liberdade do ex-presidente.
Ao Jornal A GAZETA, o presidente da executiva estadual, Cesário Campelo Braga confirmou que Lula visitará o Acre em breve. A data deve se decidida no Congresso Nacional do PT, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em São Paulo.
“Como ele [Lula] disse ontem, ele vai começar uma caravana pelo Brasil. Ainda vamos discutir como faremos isso, mas com certeza ele vai passar pelo Acre. Não sei precisar a data ainda, mas provavelmente ele deve começar a caravana pelo Nordeste”, disse.
Antes mesmo de sua soltura, Lula liderava o ranking dos temas mais comentados no Twitter mundial. O assunto foi falado por milhares de internautas em todas as redes sociais, inclusive por políticos e personalidades.
Entenda a decisão do STF
Lula foi beneficiado da mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após condenação em segunda instância.
O STF decidiu, por 6 votos a 5, que a prisão de pessoas condenadas pela Justiça só deve ocorrer após o esgotamento de todos os recursos possíveis, o que é chamado de trânsito em julgado.
Conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do ex-presidente, outros 4.895 réus também podem se beneficiar da decisão do STF.